terça-feira, 17 de julho de 2012

Em greve com adesão histórica, professores reprovam proposta do governo (Radioagência NP)

"Completos dois meses da greve de professores de maior alcance da história das universidades federais brasileiras, proposta do governo não agrada categoria. O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) reprova a oferta de reajuste salarial feita pelo poder público. No entanto, uma resposta definitiva será dada na segunda-feira (23), após assembléias locais e nacional dos professores.
Segundo o Sindicato, do total de 59 universidades federais, 57 estão em greve. Além de 34 dos 38 institutos técnicos. O movimento iniciou no dia 17 de maio.
A proposta dos Ministérios da Educação e do Planejamento prevê reajuste salarial entre 22% e 48%, em três anos. O sindicato avalia que os cálculos do governo foram feitos sobre um valor defasado, que desconsidera a inflação do período. E, também, que a proposta atingiria uma porção muito pequena dos professores – aqueles com maior titulação.
Outra crítica do Andes é ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que aumentou o número de campi de 288 para 628 em oito anos. Segundo a entidade, a falta de investimentos e de infraestrutura mínima inviabiliza o ensino e a pesquisa.
No dia 18 de julho ocorre em Brasília (DF) uma marcha que unifica as lutas dos servidores públicos federais."



Extraído de http://www.radioagencianp.com.br/10937-Em-greve-com-adesao-historica-professores-reprovam-proposta-do-governo

Nenhum comentário:

Postar um comentário