quinta-feira, 8 de março de 2012

Fechamento de call center da Copel gera medo (Fonte: maringa.odiario.com)

"Os funcionários de call centers da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) temem perder o emprego com a centralização do sistema em Curitiba. Quatro regionais - Maringá, Cascavel, Ponta Grossa e Londrina - devem ser desativadas até junho.

Segundo os trabalhadores, quem não aceitar a transferência pode ser demitido ou terá que trabalhar em setor diferente. O salário de um teleatendente chega perto de R$ 2 mil com os benefícios. A Copel garante que não haverá demissões.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresa de Energia Elétrica de Maringá (Steem), Claudeir Fernandes, informa que as quatro regionais da Copel reúnem 196 trabalhadores. Só em Maringá são 68, sendo que 53 serão transferidos para Curitiba e 15 serão alocados na região noroeste, que integra diversas cidades. "Pedimos uma reunião com a direção da Copel para que esse processo fosse mais demorado, mas negaram e disseram que vão concluir dia 30 de junho", afirma o sindicalista.

Fernandes diz que no call center o clima é de angústia e medo de perder o emprego. "Fizemos uma denúncia no Ministério Público do Trabalho de Maringá sobre a questão do assédio moral, da pressão, do terrorismo neste caso", explica ele, destacando que os funcionários foram surpreendidos com as medidas e os prazos. Em Maringá, eles foram informados sobre a desativação no dia 26 de dezembro passado.

O Ministério Público do Trabalho confirma que há um procedimento preparatório sobre o teleatendimento da Copel, mas não pode fazer declarações sobre o assunto porque a ação tramita em sigilo, preservando os nomes dos funcionários. 

"Todo mundo está com medo de perder o emprego", diz um funcionário que pediu para não ser identificado. "Não sabemos se existe realmente a possibilidade de alocação para a região de Maringá. Tudo é incerto, não há informações", completa.

A Copel enviou uma nota a O Diário afirmando que está dando sequência ao processo de centralização iniciado em 30 de março de 2010. O objetivo, segundo a estatal, é "racionalizar processos e atender referenciais regulatórios quanto a custos operacionais, conforme estabelece a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)". Segundo a Copel, não existe previsão de "demissões indiscriminadas".
REMUNERAÇÃO

R$ 1.880
É o valor exato, bruto, dos 
salários pagos aos 
teleatendentes da Copel
"Portanto, eventuais vagas existentes ou a serem abertas nas superintendências regionais em que hoje estão as quatro centrais de atendimento em extinção serão oferecidas aos empregados envolvidos no processo. Os interessados passarão por seleção, de acordo com as novas atividades, e serão aproveitados com base em critérios previamente estabelecidos." 

A empresa afirma que, após concluir as adequações e preencher as vagas existentes nas cidades de origem, os teleatendentes remanescentes serão transferidos para Curitiba, "onde passarão a compor o quadro do Departamento de Atendimento Telefônico Centralizado". A Copel afirma que sempre tratou o quadro funcional com respeito."

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