sexta-feira, 23 de março de 2012

Vendedora que tinha imagem exposta a ataque de tiros de borracha receberá indenização por assédio moral (Fonte:TRT 3a. Reg.)

"Uma vendedora receberá da Bradesco Vida e Previdência S.A. uma indenização por assédio moral. Isso porque a empresa cobrava metas de forma excessiva, humilhando e expondo a imagem da empregada ao ridículo. O caso foi analisado pelo juiz Jônatas Rodrigues de Freitas, quando ainda atuava como titular da 1ª Vara do Trabalho de Coronel Fabriciano. No mesmo processo, o magistrado declarou a relação de emprego entre as partes e condenou solidariamente o Banco Bradesco S.A.
O julgador reconheceu que a empresa tinha por prática identificar vendedores de acordo com as metas atingidas. Os mais bem colocados recebiam regalias. Já os que não se destacavam, tinham suas fotos expostas em painéis e sofriam ataques com tiros de borracha. Além disso, a reclamante foi humilhada por não ter constituído uma empresa para continuar a prestação de serviços. Segundo relatou na inicial, os atos do empregador a levaram à depressão, queda nas vendas e demissão.
Embora não comprovada tecnicamente a depressão, o juiz sentenciante considerou evidente que a conduta do réu poderia levar qualquer trabalhador padrão à depressão e à insatisfação pessoal com o trabalho. Conforme explicou na sentença, o assédio moral é caracterizado pela persistência dos procedimentos inadequados e abusivos ao longo do período contratual."São posturas que vão minando as forças do trabalhador, com humilhações, cobranças abusivas de metas, exposição de sua imagem (como ocorria nos encontros semestrais) ao ridículo, todas caracterizando o assédio moral" , exemplificou o julgador.
O dano moral se caracteriza quando são comprometidos direitos personalíssimos do trabalhador, violando sua honra e imagem. A indenização, segundo o magistrado, tem uma dupla função: Por um lado, deve satisfazer o ofendido com bens da vida, como, por exemplo, viagens, lazer, aquisição de bens que proporcionem algum conforto, etc. Por outro, deve desmotivar o empregador a continuar violando direitos do ser humano, enquanto pessoa.
O juiz destacou ainda que a indenização deve levar em consideração a capacidade econômica do ofensor. Caso contrário, poderá gerar justamente o efeito contrário. Ou, nas palavras do julgador, "acabar incutindo nele a ideia de que a violação lhe foi mais proveitosa (rendeu-lhe, com métodos de incentivo inadequados, bons frutos pela ampliação do alcance das metas, até pelo temor que, inicialmente, alguns trabalhadores têm de serem expostos, ainda que a final, rendam-se ao cansaço e lhes sirvam de desestímulo)" .
Considerando a gravidade dos fatos, o julgador deferiu à vendedora uma indenização de R$ 50.000,00 por danos morais. A decisão foi mantida pelo TRT, que apenas reduziu o valor arbitrado em 1º Grau para R$30.000,00.
( 0001354-06.2010.5.03.0033 RO )"
Extraído de http://as1.trt3.jus.br/pls/noticias/no_noticias.Exibe_Noticia?p_cod_noticia=6397&p_cod_area_noticia=ACS&p_cod_tipo_noticia=1

Senado aprova projeto que dá ao concurseiro direito a folga em dia de prova (Fonte: Correio Braziliense)

"Obrigada a conviver com altos encargos tributários e bancar diversos benefícios trabalhistas, as empresas brasileiras correm o risco de ter que arcar com mais um peso sobre a folha salarial. Um projeto aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal permitirá a qualquer trabalhador se ausentar por até oito horas mensais para realizar provas de concursos públicos ou de instituições educacionais. Se confirmado em caráter terminativo, o texto vai alterar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
..."
Íntegra disponível em  http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2012/03/23/internas_economia,294556/senado-aprova-projeto-que-da-ao-concurseiro-direito-a-folga-em-dia-de-prova.shtml

Reajuste do mínimo ainda não chega à renda média (Fonte: Valor Econômico)

 "Os efeitos do reajuste do salário mínimo em 14%, de R$ 545 para R$ 622 em janeiro, ainda não foram incorporados totalmente ao rendimento médio real habitual da população ocupada das seis maiores regiões metropolitanas do país. Esse rendimento cresceu 1,2% em fevereiro em relação a janeiro, para R$ 1.699,70, patamar recorde desde o início da Pesquisa Mensal do Emprego (PME), em março de 2002.
..."
Íntegra disponível em  http://www.valor.com.br/brasil/2583826/reajuste-do-minimo-ainda-nao-chega-renda-media

Enamat encerra Curso de Formação Inicial para turma de 85 novos juízes (Fonte: TST)

"O presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen, presidiu ontem (21) a cerimônia de formatura dos 85 novos magistrados do trabalho que participaram do 11º Curso de Formação Inicial da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, iniciado no dia 28 de fevereiro e que se encerra amanhã (23).
Ao lado do corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Antônio José de Barros Levenhagen, do diretor da Enamat, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, do vice-diretor, ministro Horácio de Senna Pires, e do assessor da direção da Escola, juiz Giovanni Olsson, o ministro Dalazen parabenizou os formandos pelo esforço e dedicação ao curso, destacando os desafios que os esperam na carreira judicante.
Modernidade
Ele ressaltou que os novos magistrados chegam com o privilégio de ter aprendido na Enamat, na prática, o funcionamento do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), já implantado em grande parte dos Tribunais Regionais e no TST. "O que para as turmas anteriores era apenas um sonho e expectativas, para os formados do 11º CFI é uma realidade", disse ele sobre o PJE.
O presidente do TST enfatizou, ainda, a importância do acompanhamento, por parte dos juízes, dos processos em fase de execução. Falou da necessidade de o magistrado estar em contato permanente com os jurisdicionados, tratando com urbanidade partes e advogados, e da necessidade de se manterem constantemente atualizados, em estudo permanente. Exaltou também a qualidade dos professores que participaram do 11º CFI e a dedicação dos servidores da Escola, que contribuíram para o sucesso do Curso.
Vocação
O diretor da Enamat cumprimentou os formandos pela conclusão do curso, destacando o propósito da Escola de despertar nos alunos a vocação para o exercício da magistratura. As aulas teóricas, complementadas pelas oficinas e visitas a diversos órgãos do Judiciário, além do contato com a estrutura do TST e o convívio com os ministros, disse ele, são de suma importância para aqueles que ingressam na magistratura trabalhista.
O ministro Aloysio agradeceu a participação dos professores e servidores da Enamat pelo sucesso do 11º CFI e, ao final, prestou homenagem, em nome da Escola, ao ministro Horácio de Senna Pires, condecorado com a "Medalha de Honra ao Mérito" da Enamat pelos relevantes serviços prestados à Escola.
Oradores
Em nome da turma de formandos, os alunos-juízes Aline Guerino Esteves (2ª Região/SP) e Maximiliano Pereira de Carvalho (14ª Região/RO/AC) agradeceram à equipe da Enamat pelos ensinamentos adquiridos, ressaltando que esta etapa se reflete na concretização de um sonho, de "servir à sociedade com prudência, coragem, justiça e temperança, virtudes que não podem faltar ao magistrado".
Os oradores assinalaram que os magistrados, em meio à crise que vivencia o País e em meio a tantas inversões de valores, são uns "sonhadores românticos e idealistas em busca da concretização da justiça". No mister de servir ao Estado, disseram, "devemos dar o exemplo, pois somos o parâmetro da sociedade"."

Empresa é condenada a pagar horas extras por conceder intervalo superior a duas horas (Fonte: TRT 3a. Reg.)

"A concessão de intervalo intrajornada superior a duas horas depende da existência de acordo individual ou coletivo prevendo a prorrogação. Caso contrário, o período que exceder a duas horas, limite máximo previsto em lei, é considerado tempo à disposição do empregador e deve ser remunerado como extra. Assim decidiu a 1ª Turma do TRT-MG, ao dar provimento ao recurso de um trabalhador que, aos sábados, usufruía intervalo intrajornada de cinco horas.
Segundo esclareceu a juíza convocada Wilméia da Costa Benevides, o artigo 71 da CLT estabelece que em qualquer trabalho contínuo que exceda a seis horas é obrigatória a concessão de intervalo para repouso ou alimentação de, no mínimo, uma hora, e, no máximo, duas horas, a não ser que exista acordo escrito ou contrato coletivo, dispondo de forma diferente.
No entanto, no caso do processo, esse requisito não foi preenchido. Por outro lado, a magistrada constatou, a partir da análise dos cartões de ponto, que era muito comum, aos sábados, o reclamante ter intervalo superior a duas horas. Por isso, a relatora deu razão ao recurso do trabalhador e condenou a ex-empregadora a pagar como extra o período de pausa excedente a duas horas, conforme for apurado pelos registros dos cartões, com reflexos nas demais parcelas.
( 0000698-88.2011.5.03.0041 ED )"
Extraído de http://as1.trt3.jus.br/pls/noticias/no_noticias.Exibe_Noticia?p_cod_noticia=6394&p_cod_area_noticia=ACS&p_cod_tipo_noticia=1

Formalização afeta pouco queda de desemprego, avalia Ibre (Fonte:Valor Econômico)

"A migração para o setor formal de trabalhadores que antes estavam empregados sem carteira assinada foi mais importante para o movimento de formalização da economia nos últimos doze meses do que a absorção de desempregados no período, segundo cálculo feito pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) no Boletim Macro de março, elaborado pelo grupo de conjuntura da instituição. Nos doze meses encerrados em fevereiro, 23% dos trabalhadores que não tinham carteira assinada passaram a ocupar um posto formal de trabalho, segundo Rodrigo Leandro de Moura, pesquisador do Ibre.
..."

Empresa indenizará família de motorista assassinado em discussão dentro do ônibus (Fonte: TST)

"A Viação Boa Vista S.A foi condenada ao pagamento de indenização por danos morais e materiais à viúva de um trabalhador morto em serviço. O motorista foi assassinado dentro do ônibus em que trabalhava, segundo o inquérito, por razões fúteis. Para a Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) ficou comprovado o nexo causal, devendo ser aplicada a teoria da responsabilidade objetiva, ou seja, independente de culpa da empresa.
O motorista trabalhava na região metropolitana de Campinas (SP) e estava há dois anos na empresa até ser morto, em novembro de 2002. O motivo teria sido vingança contra o trabalhador por não ter parado propositalmente em um ponto para a irmã do assassino. Conforme depoimentos, o rapaz teria entrado no ônibus e, após uma pequena discussão com o motorista, disparado vários tiros na cabeça do trabalhador.
Em janeiro de 2003, a viúva interpôs ação com pedido de indenização contra a Boa Vista, mas o juiz de primeiro grau entendeu que não houve nexo causal entre o crime e o trabalho, porque a morte foi resultante de conduta de terceiro, estranho ao contrato de trabalho. Já o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas/SP) reformou a sentença no julgamento do recurso ordinário interposto pela Boa Vista. Para o Regional, todas as circunstâncias estariam ligadas ao contrato de trabalho. Assim, deferiu os pedidos de indenização por danos morais e materiais, condenando a empresa ao pagamento de R$ 100 mil.
Na Quarta Turma, a ministra relatora do recurso de revista, Maria de Assis Calsing, acolheu a aplicação do artigo 297 do Código Civil ao caso. Para a magistrada, o empregado trabalhava em situação de risco, e a empresa deveria ter tomado providências para que ele desempenhasse com segurança suas atividades. Dessa forma, entendeu que deveria ser aplicada a responsabilidade objetiva (independente de culpa). A decisão foi por maioria, uma vez que o ministro Fernando Eizo Ono divergiu do voto da relatora.
(Ricardo Reis/CF)

População de 'uma Itália' sobe de vida no Brasil (Fonte: O Estado de S. Paulo)

"Entre 2005 e 2011, 63,7 milhões de brasileiros ascenderam socialmente das classes D/E para C e da C para A/B. É o equivalente à população da Itália, compara o vice-presidente da Cetelem BGN, Miltonleise Carreiro Filho. Segundo ele, esse forte mercado consumidor é que deu sustentação para que o País atingisse a sexta colocação entre as maiores economias do mundo.
"Se em 2005 um investidor estrangeiro tivesse vendo para o País, ele teria abocanhado uma Itália de potenciais clientes", observa o executivo. E o pilar desse forte movimento de mobilidade social é a classe C. Só no último ano, 2,7 milhões de brasileiros das classes D/E ascenderam à classe C. O aumento do emprego, da renda e do salário explica essa mobilidade social.
..."

Anatel aprova regulamento para a nova lei de TV paga (Fonte: O Estado de S. Paulo)

"BRASÍLIA - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira, com 13 dias de atraso, o regulamento para a lei de TV por assinatura sancionada no início de setembro do ano passado. A nova legislação abriu o mercado de TV paga para as empresas de telecomunicações, reduziu as restrições ao capital estrangeiro no setor e criou cotas de conteúdo nacional da programação dos canais.
Como as regras aprovadas pelo Congresso após mais de cinco anos de tramitação unificaram a prestação do serviço de TV por assinatura sob uma única denominação - Serviço de Acesso Condicionado (Seac) - o regulamento aprovado irá substituir as diversas normas que regiam as diferentes modalidades de TV paga, como cabo, via satélite, por microondas e TVA ((esta última é uma tecnologia que praticamente caiu em desuso).
..."

Mais de 40 temas trabalhistas com repercussão geral aguardam decisão do STF (Fonte: TST)

A Coordenadoria de Jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho publicou, na sua área do Portal do TST, a relação de 42 temas com repercussão geral reconhecida, pendentes de análise do mérito pelo Supremo Tribunal Federal. Atualmente, 27.636 recursos extraordinários, nos quais as partes pretendem que o caso seja examinado pelo STF, encontram-se sobrestados na Vice-Presidência do TST, aguardando que o Supremo defina seu entendimento sobre a matéria, depois de já ter reconhecido sua repercussão geral. Outros 2.313 se referem a temas que ainda aguardam a análise sobre a existência ou não de repercussão geral.
"O instituto da repercussão geral criado pela Emenda Constitucional 45/2004 e regulamentado no artigo 543-A do Código de Processo Civilcomo forma de criar um filtro para os processos encaminhados ao STF. Ela exige que a questão constitucional a ser discutida seja relevante do ponto de vista econômico, político, social ou jurídico e ultrapasse os interesses subjetivos da causa.
Desde 2007, o TST passou a sobrestar os recursos extraordinários que tratam de temas com repercussão geral reconhecida, mas ainda sem decisão de mérito. Em fevereiro de 2012, a Coordenadoria de Jurisprudência relacionava mais de 40 temas nessa situação, que vão do cálculo de horas in itinere entre a portaria da empresa e o relógio de ponto à terceirização no setor público.
O tema com maior número de processos sobrestados no TST é justamente a responsabilidade subsidiária da Administração Pública por encargos trabalhistas gerados pelo inadimplemento de empresa prestadora de serviço. Ao todo, 10.734 processos aguardam, na Vice-Presidência do TST (responsável pelo exame de admissibilidade dos recursos extraordinários), que o STF julgue o RE 603397, que servirá de paradigma para os demais processos sobre a mesma matéria. Em segundo lugar vem a questão do recolhimento de FGTS em casos de contratação de servidor público sem aprovação em concurso público, com 6.634 processos sobrestados.
Após a decisão de mérito do STF no recurso extraordinário tomado como paradigma de um tema com repercussão geral, a Vice-Presidência do TST julgará prejudicados todos os recursos extraordinários que seguirem o mesmo entendimento da Suprema Corte. Se a decisão questionada for em sentido diverso, o TST exercerá o juízo de retratação, podendo reconsiderá-la ou encaminhar o recurso ao exame do STF. O mesmo procedimento se aplica aos agravos de instrumento contra decisões que negaram seguimento a recursos extraordinários."
Extraído de http://www.tst.jus.br/noticias/-/asset_publisher/89Dk/content/mais-de-40-temas-trabalhistas-com-repercussao-geral-aguardam-decisao-do-stf?redirect=http%3A%2F%2Fwww.tst.jus.br%2Fnoticias%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_89Dk%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-2%26p_p_col_count%3D1

Desemprego subiu para 5,7%, mas é o menor índice para fevereiro (Fonte: O Globo)

"RIO e BRASÍLIA. A despeito da economia brasileira estar caminhando num ritmo abaixo de sua capacidade, o mercado de trabalho segue aquecido. Em fevereiro, a taxa de desemprego atingiu 5,7% - a menor para o mês desde 2003, segundo o IBGE. Ficou pouco acima do que se observou em janeiro (5,5%) e bem abaixo da taxa de fevereiro de 2011 (6,4%). As seis principais regiões do país têm 1,4 milhão de desempregados, alta de 5% frente a janeiro, mas um recuo de 8,6% frente igual mês de 2011.
- O ano começa com taxas menores que as de 2011. Ainda assim, houve aumento no número de desocupados superior ao da ocupação. É um processo normal, pois se trata da continuidade da dispensa dos temporários contratados no fim do ano passado - disse Cimar Azeredo, gerente da Pesquisa Mensal do Emprego (PME) do IBGE, acrescentando que, em um ano, mais de 500 mil pessoas passaram a ter carteira de trabalho assinada.
Em fevereiro, o salário médio foi para R$ 1.699,70, avanço de 4,4% no último ano. Frente a janeiro, alta de 1,2%. Trata-se do valor mais alto desde o início da série, em março de 2002. Está no setor da construção o maior avanço dos ganhos mensais, de 13,4% na comparação anual.
..."

Pesquisa do Ipea revela: brasileiro leva cada vez mais trabalho para casa (Fonte: Carta Maior)

"Estabelecer limites entre a jornada de trabalho e o tempo livre é uma tarefa cada vez mais difícil para os brasileiros. Pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), nesta quarta (21), mostra que, apesar da anunciada pujança da economia, da redução do desemprego e do aumento da contratação de trabalhadores formais, o brasileiro trabalha cada vez mais e com maior intensidade.

“Parte desta contradição pode ser explicada porque as fronteiras entre o tempo de trabalho e o tempo livre estão se diluindo. Mesmo após completar a jornada formal, o trabalhador não consegue se desligar e acaba levando trabalho para casa, para o transporte coletivo, enfim, para seu período de descanso”, afirma o técnico em Planejamento e Pesquisa do Ipea, Andé Gambier Campos.

Foram entrevistadas 3.796 pessoas, em áreas urbanas das cinco regiões do país. Assalariados e autônomos apresentaram percepções bastante diversas. “Os trabalhadores subordinados, os assalariados, vivem uma realidade muito específica, diferente dos autônomos. Os assalariados enxergam com muita clareza a diferença entre tempo livre e tempo de trabalho. Já os autônomos, não”, esclarece o técnico do IPEA.
..."

Fundações terão R$ 10 bi com previdência complementar do servidor federal (Fonte: Valor Econômico)

"A indústria de fundos de pensão, responsável por investimentos de R$ 597,3 bilhões no país, poderá receber nos próximos anos uma quantia adicional considerável de recursos, caso seja aprovada a criação do Fundo de Previdência Complementar para os Servidores Públicos Federais (Funpresp). O diretor de Assuntos Atuariais, Contábeis e Econômicos da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), Edevaldo Fernandes da Silva, estima que em cinco anos haja R$ 10 bilhões acumulados para serem investidos.
..."

Dilma promete mais medidas de incentivo a empresas e pode ampliar desoneração (Fonte: O Estado de S. Paulo)

"BRASÍLIA - Diante de 28 pesos pesados da economia brasileira, a presidente Dilma Rousseff prometeu ontem adotar novas medidas de estímulo ao setor produtivo. A desoneração da folha, restrita a menos de dez setores, poderá ser estendida a toda a indústria. O PIS-Cofins, considerado o mais complexo dos tributos federais, será simplificado. Haverá também um esforço para que a aduana brasileira se torne tão eficiente quanto a americana. 
Além disso, o governo vai continuar com a estratégia de segurar o câmbio, baratear capital de giro, ampliar o crédito e melhorar a infraestrutura. Estuda também formas de reduzir o custo de energia. Com isso, a presidente destacou que o governo fará sua parte e pediu aos empresários que sigam investindo. "Eu preciso que vocês deem o melhor do que existe no espírito empreendedor brasileiro", disse.
..."

Assessores de Aécio Neves no Senado recebem jetom em estatais mineiras (Fonte: O Estado de S. Paulo)

"BRASÍLIA - Assessores do gabinete do senador Aécio Neves (PSDB-MG) estão engordando seus contracheques graças a cargos em estatais mineiras. Três servidores comissionados recebem, além do salário do Senado, remunerações por integrar conselhos de empresas do Estado, governado pelo tucano de 2003 a 2010 e agora sob o comando do aliado Antônio Anastasia (PSDB). Assim, turbinam os rendimentos em até 46%. Ninguém é obrigado a bater ponto no Senado e, nas estatais, são exigidos a ir a no máximo uma reunião por mês.
..."
Íntegra disponível em http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,assessores-de-aecio-neves-no-senado-recebem-jetom-em-estatais-mineiras,852083,0.htm