terça-feira, 27 de maio de 2014

Cemig: base de clientes de baixa renda deve reduzir 50% (Fonte: Jornal da Energia)

"A Cemig estima uma redução de até 50% - cerca de 500 mil unidades consumidoras - em sua base de baixa renda a partir de setembro deste ano, quando entrará em vigor os novos critérios para classificação desse perfil de cliente.
Esses clientes, enquadrados no programa Tarifa Social do Governo Federal, recebem descontos de até 65% na fatura de energia elétrica, dependendo da quantidade de kWh utilizada mensalmente pela família. Menos consumidores enquadrados nessa base devem significar mais receita para a companhia.
De acordo com a Cemig, a empresta está tentando junto à Caixa Econômica Federal ter acesso ao banco de dados do programa, mas está encontrando dificuldades. Por meio da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), a companhia vai acionar a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para ajudá-la juntos aos órgãos responsáveis e conseguir acesso a esse conjunto de informações.
WACC
 A superintendente de Coordenação da Distribuição da Cemig, Maura Galuppo, acredita que o custo médio ponderado de capital (WACC, na sigla em inglês) das distribuidoras deverá ficar acima dos 7,5% para o quarto ciclo de revisão tarifária.
De acordo com Maura, a Aneel estipulou reajustes nos WACCs das geradoras e transmissoras, o que leva a crer que o regulador deverá manter a mesma postura para as empresas de distribuição. "Os riscos desse negócio é muito maior. As distribuidoras estão mais expostas à inadimplência", afirmou."
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário