terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

MPT sedia reunião de fórum sobre o impacto de agrotóxicos (Fonte: MPT-MT)

"Evento tem objetivo de ampliar debate sobre prejuízos causados pelos agroquímicos e propor alternativas ao seu uso
Cuiabá – A terceira reunião do Fórum Mato-Grossense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos será realizada no dia 27 de fevereiro, às 9h, na sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 23ª Região. Participarão pela primeira vez o Ministério Público do Estado de Mato Grosso e do Ministério Público Federal (MPF).
Segundo o procurador do Trabalho Leomar Daroncho, coordenador do Fórum, a confirmação da participação das novas entidades é muito importante. "O desafio é enorme, e é necessário unir forças e articular a atuação dos segmentos e instituições que estão aparelhados para o propósito de fazer valer os dispositivos constitucionais de respeito ao meio ambiente, em todas as suas vertentes. Assim, o MPE e o MPF são muito bem-vindos."
No mês passado, o MPF recomendou ao Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) a não autorização de importação e utilização dos agrotóxicos que possuam em sua composição o ingrediente Benzoato de Emamectina. Muito usado para combater a lagarta helicoverpa armigera nas lavouras de soja, milho e algodão, a substância é extremamente tóxica ao organismo humano e, segundo estudos, podem ser a causa do aparecimento de malformações em fetos humanos.
Em articulação desde novembro do ano passado, o grupo pretende propor alternativas para o enfrentamento dos efeitos do uso descontrolado de agrotóxicos em Mato Grosso. O estado é o maior consumidor brasileiro de agroquímicos (fertilizantes químicos e agrotóxicos), que são utilizados principalmente no plantio de grãos. Somente em 2010, foram produzidos 6,4 milhões de hectares de soja e consumidos 113 milhões de litros de agrotóxicos.
Participam do fórum a Associação Mato-Grossense de Engenheiros Agrônomos, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), da Universidade de Cuiabá (Unic), do Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad), da Ordem dos Advogados do Brasil e de sindicatos patronais e laborais."
 
Fonte: MPT-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário