terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Contrapor visões sobre o golpe de 64 faz parte da disputa de classes (Fonte: Portal dos Movimentos Sociais)

"O golpe militar de 1964 comprometeu fundamentalmente as classes oprimidas e é necessário que os mais jovens compreendam o que aconteceu no período da ditadura, para entender o Brasil de hoje. A avaliação é dojornalista, escritor e artista plástico Alipio Freire, do Núcleo de Preservação da Memória Política, e diretor de1964: Um Golpe Contra o Brasil, que será exibido pelaTVT.
Para Freire, a classe trabalhadora tem como missão contrapor as versões que circulam no Brasil sobre o golpe de 1964 como forma de manter a busca pela verdade dos fatos históricos. “Porque nós temos que fazer uma disputa política e uma disputa ideológica.”
O filme foi produzido em 2012 pelo Núcleo e pela TVT, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura. O documentário – que será exibido em partes, às sextas-feiras, após o Seu Jornal – mostra o ambiente político e social que inspirou os mentores do golpe e como prosseguiram os primeiros dias da ditadura de 1964, contando com depoimentos de militantes da resistência ao poderio militar.
O baiano Alípio Freire foi preso político entre 1969 e 1974, passou pelos mais violentos corredores do aparelho militar, a Operação Bandeirante (Oban) e o Departamento de Ordem Política e Social (Dops).
Assista à reportagem realizada pela TVT
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=fkqtPREEWv0"
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário