quinta-feira, 3 de outubro de 2013

CMSE realiza 135ª reunião (Fonte: Jornal da Energia)

"Para avaliar as condições de atendimento do Sistema Interligado Nacional (SIN) e o monitoramento da expansão da geração e transmissão de energia elétrica no país, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) realizou nesta quarta-feira (02/10), sob a presidência do Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, sua 135ª reunião ordinária.
Ao avaliar as condições eletroenergéticas de atendimento ao SIN, o Operador Nacional do Sistema (ONS) destacou que no mês de setembro foram verificados totais de precipitação mais elevados apenas na Região Sul. Indicou que há probabilidade de chuvas nos próximos dias no Sudeste e no Centro-Oeste, englobando a cabeceira do Rio São Francisco.
Devido à possibilidade de queimadas nas proximidades dos locais por onde passam as principais linhas que transportam energia para a Região Nordeste, manteve-se reduzida a importação de energia por essa região, utilizando a geração térmica adicional por restrição elétrica como medida de segurança.
O ONS apresentou as perspectivas da aplicação do horário de verão 2013/2014, no período de 20 de outubro de 2013 a 16 de fevereiro de 2014, indicando benefícios para o SIN.
A Secretaria de Energia Elétrica (SEE), do MME, apresentou o balanço das obras de expansão de geração e transmissão de energia elétrica, destacando que em 2013 já entraram em operação comercial 4.539 MW de capacidade instalada de novas usinas no SIN e mantendo a previsão de atingir até o final do ano a meta de 8.500 MW.
A CCEE apresentou a evolução da liquidação financeira referente ao período de julho e agosto de 2013, observando que vem ocorrendo percentuais reduzidos de inadimplência no mercado de curto prazo.
O ONS apresentou o Boletim de Interrupção de Suprimento de Energia, contemplando sete ocorrências com interrupção de carga superior a 100 MW e com duração acima de 10 minutos, no período de 05 de setembro a 01 de outubro de 2013.
Foi apresentado pela EPE um estudo de cenários de atendimento de energia elétrica à Boa Vista, no estado de Roraima, tendo em vista as condições de importação de energia da Venezuela e a data de interligação do sistema de Boa Vista ao SIN."

Nenhum comentário:

Postar um comentário