quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Justiça afasta diretoria de sindicato de metalúrgicos em Dourados (Fonte: MPT)

"Luiz Pereira dos Santos empregava os filhos, pedia doação de combustível para o próprio carro e dinheiro para cobrir despesas pessoais
Campo Grande – A Justiça do Trabalho de Dourados (MS) voltou a determinar o afastamento de Luiz Pereira dos Santos da presidência do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Materiais Elétricos de Dourados e Região. Ele é acusado de improbidade. A nova decisão afasta ainda toda a diretoria, constituída por outros quatro dirigentes: Leonardo de Matos Pereira, Eduardo de Matos Pereira, Daniel Duarte Rodrigues e Edson Giovani Kmitta. 
Os afastamentos atendem aos pedidos do Ministério Público do Trabalho (MPT), que teve como objetivo resguardar os direitos dos trabalhadores representados pelo sindicato. Luiz já tinha sido destituído do cargo por liminar concedida em julho deste ano, em ação civil pública do MPT. Apesar da decisão, ele permaneceu representando a entidade em documentos, inclusive assinando o ofício de desligamento e renúncia de seu suplente, Ailton Fermino de Souza, convocado a assumir a presidência após a determinação de seu afastamento. 
Uma junta governativa provisória foi instituída para administrar o sindicato até a eleição da nova diretoria. Dois servidores do MPT em Dourados e um do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) formam o grupo de dirigentes temporários. Uma multa diária de R$ 5 mil será cobrada em caso de descumprimento da ordem judicial. Na ação, o MPT também pede a convocação de nova eleição sindical, a declaração de inelegibilidade de Luiz Pereira dos Santos por um período de dois anos e que ele seja condenado a pagar R$ 350 mil por danos morais coletivos. 
Improbidade – Há 24 anos na diretoria do sindicato, Luiz costumava oferecer prestação de serviços de assessoramento jurídico, empregar os próprios filhos, pedir doação de combustível e serviços mecânicos para o conserto do seu carro como favores. Ele também angariava donativos para eventos de igrejas católicas e dinheiro para cobrir despesas de viagens, com a justificativa de que eram compromissos da entidade."

Fonte: MPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário