segunda-feira, 8 de julho de 2013

Trabalhadores/as da Eletrobras e CHESF Alagoas decretam greve por tempo indeterminado (Fonte: Stiuea Urbanitários de Alagoas)

"Os/as trabalhadores/as da Eletrobras e CHESF Alagoas realizaram uma grande assembleia, no dia 08 de julho, quando apreciaram o resultado da terceira rodada de negociação da pauta nacional do ACT/2013, realizada no dia 04 de julho em Brasília. Por unanimidade, a categoria decidiu decretar greve por tempo indeterminado, a partir do dia 15 de julho, devido a falta de avanço nas negociações do Acordo Coletivo da categoria. A categoria reafirmou a proposta apresentada pelo Coletivo Nacional dos Eletricitários – CNE, de manutenção das conquistas e avanços, 3% de ganho real e 4 talões no valor de 750 reais cada um, como forma de abono.
O resultado da 3º rodada de negociação entre o Coletivo Nacional dos Eletricitários – CNE e a direção da Eletrobras foi, mais uma vez, decepcionante, pois a proposta da Holding continua sendo muito inferior as reivindicações da categoria. A posição colocada pela Eletrobras além de não contemplar ganho real, tem como meta a redução de benefícios para os futuros empregados. Foi apresentada também a proposta de suspensão do pagamento da periculosidade pelo salário base, como nos termos da Lei 12740/12, até que a mesma seja regulamentada, mas sem a possibilidade de retroatividade, o que o CNE não concordou, haja vista que vários sindicatos estão ganhando na justiça inclusive a sua retroatividade.
Apesar da postura da Eletrobras, o CNE continuará mantendo o canal aberto para a negociação. Caso haja uma nova proposta da Holding, a categoria será imediatamente informada.
URBANITÁRIOS DE ALAGOAS VÃO PARALISAR DIA 11 DE JULHO
A categoria decidiu ainda sua participação na greve geral das Centrais no dia 11 de julho (quinta-feira), que será marcada por um grande ato na capital alagoana, convocado pelas Centrais Sindicais, Movimentos Populares, do Campo e da Juventude, se concentrando às 14 horas, na Praça do Centenário, depois percorrendo as ruas de Maceió, passando pela Praça dos Martírios (Palácio Museu Governo de Alagoas), Praça Deodoro (Tribunal de Justiça de Alagoas), Praça D. Pedro II (Assembleia Legislativa de Alagoas) e finalizando na Praça Centenário.
Os Urbanitários de Alagoas estão convocados para participar desse dia de paralisação, lutando contra as Parcerias Público Privadas – PPP’s no setor de saneamento, pela renovação imediata das concessões das distribuidoras de energia da Eletrobras e contra a privatização.
O grito que ecoa das ruas é por melhorias em saúde, educação, transporte público, segurança, moradia, entre outros, antigas reivindicações das Centrais Sindicais, dos Movimentos Sociais, Agrários e da Juventude. Este é o momento certo para conquistar os avanços necessários para que tenhamos, realmente, um Brasil mais justo e igualitário, com mais direitos sociais e com melhor distribuição de renda.
Avançar com a pauta das classes trabalhadoras e da juventude é a ordem para termos uma Alagoas e um Brasil melhor. A pauta de reivindicações do Movimento é a seguinte:
- Redução da Jornada de Trabalho para 40 horas semanais, sem Redução Salarial;
- Fim do Fator Previdenciário;
- 10% do PIB para a Educação;
- 10% do orçamento da União para saúde;
- Valorização das Aposentadorias;
- Reforma Agrária e Urbana;
- Fim dos Leilões do Petróleo;
- Contra o PL 4330, que amplia a Terceirização;
- Democratização dos Meios de Comunicação;
- Contra a aprovação do Estatuto do Nascituro;
- Contra a repressão e criminalização dos movimentos sociais;
- Pela punição dos torturadores da ditadura;
- Redução imediata da tarifa dos ônibus de Maceió para R$ 2,10;
- Passe Livre Já!;
- Estatização do Transporte;
- Fim da violência contra a Juventude Negra!"

Fonte: Stiuea Urbanitários de Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário