terça-feira, 16 de julho de 2013

Eletrobras: Lobão entra na discussão sobre reajuste salarial (Fonte: Jornal da Energia)

"O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, entrará na discussão sobre a paralisação por tempo indeterminado dos funcionários das empresas Eletrobras, que buscam melhorias quanto ao reajuste salarial e outros pontos da negociação. Na próxima quarta-feira (17/07), o ministro participará de uma reunião com as entidades sindicais representantes dos trabalhadores.
Os funcionários da estatal rejeitaram, em reunião realizada no dia 4 de julho, a proposta da estatal de correção dos benefícios pela inflação, que pelo IPCA é de 6,49%, e de abono de três talões de tickets. Além disso, não aceitam o congelamento do adicional por tempo de serviço, e a suspensão temporária da aplicação da periculosidade até a regulamentação. E pleiteiam ganho real de 3%, sendo 2% agora e 1% em janeiro.
A reunião foi agendada pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Energia, Água e Meio Ambiente (Fenatema), e contará com a participação da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) e Federação dos Engenheiros, segundo o presidente da Fenatema, Eduardo Annunciato, "Chicão".
Apesar do encontro, caso Lobão seja favorável ao pleito dos trabalhadores, a proposta será levada novamente à negociação com a holding. Os funcionários entraram em greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira (15), sendo que 30% do efetivo das empresas continuam trabalhando para manter o serviço de energia, com troca de turnos a cada 12 horas.
Segundo Fernando Pereira, secretário de Energia FNU, cerca de 90% dos 28 mil funcionários da holding aderiram à greve. E, se não houver avanço nas negociações, as trocas de turno passarão a ocorrer a cada 24 horas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário