quarta-feira, 29 de maio de 2013

Senado não votará MP que reduz luz (Fonte: O Globo)

"Renan impede votação no Senado; governo garante manutenção do desconto
BRASÍLIA A Medida Provisória 605, que reduz a tarifa de energia elétrica e foi anunciada em janeiro em rede nacional pela presidente Dilma Roussff, perderá sua validade na segunda-feira, já que sua votação no Senado em regime de urgência foi abortada ontem pelo presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). A medida, lançada como uma das bandeiras que a presidente pretende explorar na campanha da reeleição, prevê redução média de 20% na conta de luz das residências e de 32% na indústria. O governo garantiu que, mesmo com a derrubada da MP, os descontos serão mantidos.
Apesar do empenho dos aliados na Câmara, onde a MP foi aprovada pela manhã, a votação esbarrou no Senado. Depois de ter tratorado a oposição há duas semanas, ao impor a votação em tempo recorde da polêmica MP dos Portos, Renan decidiu fazer valer sua promessa de que, a partir daquela dia, exigiria um prazo mínimo de sete dias de análise de MPs por parte dos senadores, antes da votação.
Mesmo com a decisão contrária de Renan, os líderes governistas iniciaram uma batalha no plenário do Senado para evitar a perda da vigência da medida. O assunto ainda estava em discussão pelos senadores, no início da noite, quando o Planalto reconheceu a derrota: a ministra Gleisi Hoffmann (Casa civil) se antecipou e informou que o governo lamentava a não aprovação da MP, mas que dispunha de mecanismos para continuar garantindo a redução das tarifas de energia elétrica..."

Íntegra: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário