quarta-feira, 29 de maio de 2013

Curitiba é sede de evento internacional sobre acesso à moradia popular (Fonte: PT-PR)

"Entre os dias 9 e 16 de junho Curitiba vai receber cerca de 80 representantes de 5 países e de 23 Estados, para discutir o direito à moradia. Durante esse período a cidade será sede do 2º Módulo da Escola Latino Americana de Autogestão Popular. A União por Moradia Popular do Paraná – UMP e a União Nacional Por Moradia Popular – UNMP são as responsáveis por organizar o evento que é promovido pela Secretaria Latino Americana de Moradia Popular (SELVIP).
O 1º Módulo foi ministrado na cidade Buenos Aires, na Argentina, no último encontro ficou definido que o Brasil seria sede do próximo evento. A coordenadora nacional da União por Moradia Popular, Maria das Graças Silva de Souza, explica que Curitiba foi escolhida para divulgar que, apesar da propaganda, aqui também há pobreza. “O objetivo é mostrar que por trás da imagem de cidade-modelo há muita miséria e carência. Nem todo mundo sabe das deficiências habitacionais daqui e queremos promover isso para que a situação mude”, conta.
Programação
A pauta deste Módulo se concentra na reflexão sobre o direito à moradia, com diferentes visões e perspectivas da conjuntura política latino-americana e nacional. Entre as atividades programadas estão visitas a prédios abandonados na cidade e também a áreas de ocupação. “Em Curitiba existem alguns imóveis com potencial para moradia que estão abandonados. São obras de construtoras que faliram ou até mesmo prédios públicos que poderiam servir de lar para muitas famílias, mas estão lacrados por causa da inatividade dos nossos governantes. Queremos mudar isso”, explica Maria.
Abertura do evento será no dia 10 de junho, às 8h30 da manhã, na sede do Centro de Pesquisa e Apoio aos trabalhadores (Cepat). Às 14 horas haverá concentração na Praça Santos Andrade, para uma caminhada com os representantes das delegações que visitarão prédios abandonados no Centro de Curitiba. A aula inaugural do módulo é aberta ao público e ocorrerá às 19h na Universidade Federal do Paraná. O tema abordado será “Propriedade Coletiva e Moradia Digna na perpecstiva do Direito a Cidade”, com o Professor Leandro Franklin Gorsdorf, que é o relator internacional da Plataforma DHESCA no Brasil.
O 2° Módulo da Escola Latino-Americana de Auto Gestão Popular é patrocinado pela Caixa Econômica Federal, Itaipu Binacional, Sindicato dos Engenheiros, Federação dos Engenheiros, Coordenação Ecumênica de Serviço – CESE, Universidade Federal do Paraná, ONG Terra de Direitos, Casla Latino Americana e Savannah Comunicação.
Serviço
2º Módulo da Escola Latino Americana de Auto Gestão Popular
Local: CEPAT – Rua João Batista Gabardo, 151 – Sítio Cercado
Informações: (41) 3296-3950"

Fonte: PT-PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário