quinta-feira, 23 de maio de 2013

Choque elétrico no campus (Fonte: O Globo)

"Em 1964, agentes interrogaram dois alunos da Universidade Federal Rural do Rio com uso de descargas de energia; na Federal de Pernambuco, quatro alunos foram espancados
JULIANA DAL PIVA E LEONARDO VANINI
Dois estudantes da Universidade Federal Rural do Rio tomaram choques elétricos durante interrogatórios feitos por agentes federais no campus de Seropédica em setembro de 1964. Ainda não há a comprovação dos nomes das vítimas, mas as investigações da Comissão Nacional da Verdade apontam que os agentes eram provavelmente do Centro de Informações da Marinha (Cenimar).
Na Universidade Federal de Pernambuco, em 30 de abril do mesmo ano, quatro estudantes — Adauto Rodrigues da Silva, José Luís dos Santos, Ozias da Costa Ferreira e Valdomiro Cândido Rodolfo — foram espancados na cidade universitária e depois encaminhados ao quartel da Polícia Militar em Recife.
Até o momento, foram levantados apenas esses dois episódios de tortura em universidades. O levantamento completo dos centros de violência e morte espalhados pelo país começou no ano passado e foi realizado em parceria com o projeto República do Núcleo de Pesquisa, Documentação e Memória da Universidade Federal de Minas Gerais. A coordenação é da professora Heloísa Starling, que também é assessora da Comissão da Verdade..."

Íntegra: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário