quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Uso de térmicas está próximo do teto (Fonte: Valor Econômico)

"O alívio do sistema energético brasileiro depende diretamente do quanto choverá no país. Por causa do nível baixo dos reservatórios das hidrelétricas, a geração de energia pelas usinas termelétricas subiu para 13.700 megawatts médios, número próximo do total da capacidade instalada do país, que é de 16.228 MW, de acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Segundo o ONS, todas as termelétricas disponíveis estão ligadas para atender a demanda, que cresceu acima do aumento da oferta de energia na última década.
O quadro se agravou muito nas últimas semanas. Por causa de um dezembro seco, mais usinas térmicas foram acionadas. No último mês do ano, o uso médio de energia dessa fonte atingiu 10.980 MW. Assim, apenas entre dezembro e janeiro o uso de geração térmica aumentou cerca de 20%. Os volumes são muito maiores do que em igual período do ano anterior. Em dezembro de 2011 e janeiro de 2012, período em que o regime de chuvas foi generoso, a utilização média de usinas a óleo, carvão e gás ficou em 2.459 MW e 3.490 MW respectivamente, sempre segundo dados do ONS.
Como consequência do racionamento de 2001, a geração de energia térmica passou a ocupar um espaço maior na oferta do insumo. Naquele ano, a capacidade instalada de geração de energia do país alcançava 69 mil MW, dos quais 9% eram de origem térmica. Em 2011 (último ano com dados consolidados no ON S) esse peso já atingia 15%. Entre 2001 e 2011, a disponibilidade de energia por termeletrétricas (não sujeitas ao regime de chuvas, porém mais cara) passou de 6,3 mil MW para 16 mil MW. Em 2012, segundo o ONS, nenhum megawatt médio foi adicionado ao sistema por essa fonte..."


Íntegra disponível em: http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2013/1/9/uso-de-termicas-esta-proximo-do-teto

Nenhum comentário:

Postar um comentário