quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Escassez na oferta provoca novo tombo nas ações das elétricas (Fonte: Valor Econômico)

"Nem bem começaram a se recuperar do tombo após a Medida Provisória 579, que impôs forte corte nas tarifas das concessões do setor elétrico que expiram até 2017, as ações das elétricas foram atingidas por novo golpe. A falta de chuvas baixou os reservatórios das hidrelétricas para o menor nível desde 2000, elevando os riscos de racionamento.
Devido à escassez de energia hidráulica, as térmicas, que utilizam gás natural, óleo combustível e diesel, começaram a funcionar à plena carga, o que fez com que os custos operacionais do sistema elétrico e os preços do insumo no mercado disponível disparassem. Os custos atingiram a marca crítica R$ 555 o MWh na semana, considerada um indicador de crise.
Segundo um analista, é provável que os balanços do quarto trimestre já mostrem um impacto negativo, sobretudo nas geradoras. Com a queda de produção nas hidrelétricas, as empresas precisarão comprar energia para cumprir seus contratos, passando a ficar mais expostas aos preços no mercado spot. O temor sobre um possível racionamento - hipótese que ainda divide analistas - ajudou a puxar para baixo os papéis do setor. Enquanto o Ibovespa tem leve alta de 0,29% nos primeiros dias do ano, o Índice de Energia Elétrica (IEE) recua 6,66%.
As ações mais castigadas foram as da AES Eletropaulo, distribuidora que atua na Grande São Paulo. O papel preferencial da empresa soma baixa de 11,9% no ano. São as distribuidoras que arcam com a conta mais cara em um primeiro momento: compram energia pelo preço atual, mas cobram valor defasado, até que haja um reajuste tarifário. No caso da Eletropaulo, será em julho. O desacasamento do fluxo de caixa é o que preocupa os analistas..."


Íntegra disponível em: http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2013/1/9/escassez-na-oferta-provoca-novo-tombo-nas-acoes-das-eletricas

Nenhum comentário:

Postar um comentário