quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Gastos com termoelétricas podem provocar inadimplência no setor (Fonte: O Estado de S. Paulo)

"Associação de distribuidoras diz que conta é bancada à vista e repassada aos consumidores na data de reajuste, em 12 parcelas mensais.
A manutenção das termoelétricas no sistema nacional para preservar o nível dos reservatórios e garantir a segurança de abastecimento do País poderá criar um problema de inadimplência no setor. Com cerca de 12 mil megawatts (MW) em operação desde outubro, o custo dessas usinas já beira os R$ 2 bilhões, segundo estimativas da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).
O presidente da entidade, Nelson Fonseca, explica que esse montante acaba saindo do caixa das distribuidoras, que pagam a conta à vista e só repassam para os consumidores na data do reajuste de cada empresa. "As concessionárias desembolsam o valor no ato e recebem em 12 parcelas mensais. Isso cria um hiato grave para as empresas", diz o executivo, lembrando que algumas distribuidoras estão pagando os custos agora e só terão reajuste em outubro e novembro.
Pelas contas de Fonseca, os gastos com as termoelétricas representam cerca de 50% do Ebtida (lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação) das distribuidoras. "É uma situação que nos preocupa por causa do risco de inadimplência." Para o executivo, na atual circunstância e com os reservatórios em queda, o País não pode abrir mão da energia térmica. "Por isso, temos de encontrar uma solução, um acordo geral para evitar uma inadimplência setorial."
Fontes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) afirmam que o assunto já começou a ser discutido e poderá entrar na pauta das reuniões de diretoria. Uma ideia seria criar um mecanismo que permita o repasse mensal dos gastos para a tarifa do consumidor. Hoje os valores são acumulados e transferidos para a conta de luz de uma única vez - a cada mês de geração térmica, o impacto na tarifa é de 1%. O que pode reduzir esse porcentual é a retirada de alguns contratos do Grupo Bertin, de usinas que não ficaram prontas dentro do cronograma..."


Íntegra disponível em: http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2013/1/9/gastos-com-termoeletricas-podem-provocar-inadimplencia-no-setor

Nenhum comentário:

Postar um comentário