quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Atraso em linhas de transmissão piora cenário (Fonte: O Estado de S. Paulo)

"O atraso na construção de li­nhas de transmissão contri­bui para o complicado cenário do setor elétrico do Brasil. A Hidrelétrica Santo Antônio, em Porto Velho (RO), por exemplo, encerrou 2012 com 9 das 27 turbinas funcionando, mas sem autorização para a en­trada em operação da linha que vai levar a energia gerada na usina para o Sistema Interli­gado Nacional. Desse modo, o mercado deixa de receber 644 megawatts (MW) de eletrici­dade, o suficiente para abastecer cerca de 3 milhões de resi­dências.
Pelas previsões da usina, ou­tras 18 turbinas deverão entrar em operação comercial este ano. Quando estiver em pleno funcio­namento, em 2015, a hidrelétri­ca, uma das duas construídas no Rio Madeira, já no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), terá capacidade para atender à demanda de energia de mais de 40 milhões de pessoas em todo o País.
Atualmente, 57% dos em­preendimentos de transmissão estão com atraso no cronograma. São 238 linhas e subestações com problemas ambientais e ou­tros questionamentos, confor­me noticiado pelo Estado em 16 de dezembro.
A assessoria de Santo Antônio informou que até a entrega do Linhão do Madeira, que conectará definitivamente a usina ao sis­tema nacional, a energia está sen­do transmitida por meio da Su­bestação Coletora de Porto Ve­lho, que garante a conexão da usi­na ao Sistema Elétrico Regional, alcançando os Estados de Ron­dônia e Acre..."


Íntegra disponível em: http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2013/1/9/atraso-em-linhas-de-transmissao-piora-cenario

Nenhum comentário:

Postar um comentário