segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Lula critica impunidade dos banqueiros (Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia)


"O ex-presidente Lula chamou a atenção do mundo com um comentário bastante pertinente durante o encerramento do fórum internacional Escolher o crescimento, sair da crise, na semana passada. Lula criticou os banqueiros e o fato de gozarem de impunidade absoluta em tempos de crise financeira.
Durante a palestra, o ex-presidente perguntou ao público se alguém tinha visto na televisão a “cara de algum banqueiro”. “Não”, respondeu, e voltou a perguntar: “sabem por quê? Porque é o banqueiro que paga a propaganda”.
Lula falou ainda sobre as fraudes no sistema financeiro, que, sem dúvida alguma, contribuíram para intensificar a atual crise internacional, iniciada em 2008 e do povo, que paga a conta. 
Desde que começou o abalo na economia, milhões de pessoas ficaram desempregadas no mundo, o total de famintos ultrapassou a marca de um bilhão e outras milhares de famílias sofrem pelo colapso social que ronda diversos países.
Opportunity 
O Brasil não escapa das fraudes do sistema financeiro. Em 2008, no auge da crise, Daniel Dantas, dono do banco Opportunity, foi indiciado pela Operação Satiagraha, da Polícia Federal, por crimes de lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta de instituição financeira, evasão de divisas, sonegação fiscal, formação de quadrilha e empréstimo vedado.
O banqueiro chegou a ser condenado a 10 anos de prisão pela tentativa de suborno a um delegado durante a operação. Mas, recebeu dois habbeas corpus do ministro Gilmar Mendes para ser solto. Em 2011, a pena foi anulada pelo Superior Tribunal de Justiça. Um absurdo."

Extraído de http://www.bancariosbahia.org.br/index.php?menu=noticia&COD_NOTICIA=10639

Nenhum comentário:

Postar um comentário