terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Apagões tiveram causas 'primárias' (Fonte: O Estado de S. Paulo)

"Relatórios da Agência Nacio­nal de Energia Elétrica (Aneel) e do Operador Nacio­nal do Sistema (ONS) elétrico revelam que os apagões dos úl­timos dois anos no País foram provocados por falta de inves­timentos em estrutura, falha humana e ausência de equipa­mentos de proteção e de comu­nicação. Os documentos, obti­dos por meio da Lei de Acesso à Informação, indicam falhas "graves" e "primárias" no pla­nejamento das intervenções após a ocorrência do proble­ma e na análise dos riscos.
O Estado teve acesso a um conjunto de documentos que es­quadrinha o sistema elétrico. São relatórios, atas de reunião, ofícios, auditorias e fiscaliza­ções produzidos em 2011 e no iní­cio de 2012. Mesmo com todos esses documentos, que somam mais de 3 mil páginas, as interrup­ções no fornecimento de ener­gia elétrica continuam a ocorrer com frequência. No fim de sema­na, um apagão atingiu parte dos Estados de São Paulo, Rio de Ja­neiro e Minas Gerais. Integran­tes do governo minimizam as fa­lhas no sistema.
Em julho de 2011, um proble­ma nos equipamentos da Comis­são de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP) pro­vocou um apagão que chegou a interromper a operação do me­trô de São Paulo. Um técnico da empresa seguiu todos os passos previstos no manual de opera­ções do equipamento de prote­ção. Mas em ordem inversa, co­meçando de trás para frente. Em outras palavras, houve "opera­ção indevida do sistema de prote­ção", na visão da Aneel..."


Íntegra disponível em: http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/12/18/apagoes-tiveram-causas-primarias

Nenhum comentário:

Postar um comentário