quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Impasse sobre concessões ofusca inauguração de usina (Fonte: Gazeta do Povo)

"Sentados lado a lado no palanque montado para a inauguração da usina hidrelétrica Mauá, em Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, e convocados a acionar juntos o dispositivo da turbina, na manhã de ontem, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e o governador, Beto Richa, defenderam argumentos contrastantes sobre a adesão do Paraná à Medida Provisória 579. Ela está em discussão no Congresso e prevê mudanças no setor elétrico para reduzir a tarifa de energia elétrica. Gleisi apelou para o estado aderir à proposta. “Lamento imensamente que o Paraná esteja fora”, afirmou, enquanto Richa descartou a participação integral do estado. “Não vou admitir que o estado amargue prejuízos sucessivos com medidas anunciadas seguidamente pelo governo federal”, disse.
O primeiro a citar a MP foi o presidente da Companhia Paranaense de Energia (Copel), Lindolfo Zimmer. Ele afirmou que, em 47 anos de vivência no setor elétrico, nunca havia visto a Copel ser noticiada de forma “injusta e desrespeitosa” e que a adesão parcial à proposta do governo federal “levou em conta o melhor para a empresa”. A Copel optou por antecipar a renovação do contrato da concessão de transmissão, que venceria em 2015 e representa 86% dos ativos da empresa, mas rejeitou a antecipação nos contratos das usinas Parigot de Souza (Antonina), Chopim I (Itapejara D’Oeste), Mourão (Campo Mourão) e Rio dos Patos (Prudentopólis). As companhias de São Paulo e de Minas também aderiram parcialmente à proposta..."


Íntegra disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?tl=1&id=1327413&tit=Impasse-sobre-concessoes-ofusca-inauguracao-de-usina

Nenhum comentário:

Postar um comentário