quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Campanha salarial para fábricas de autopeças em SP (Fonte: Valor)

"Depois da paralisação de 50 fábricas realizada na segunda-feira no ABC Paulista, metalúrgicos da região de São José dos Campos, onde está instalada a General Motors (GM), começaram a se mobilizar ontem por ganhos de rendimento acima da inflação, por enquanto negados pelos patrões.
Trabalhadores da TI Automotive, em São José dos Campos, e da Schrader, em Jacareí, cruzaram os braços após rejeitarem a proposta de reajuste salarial apresentada pelo Sindipeças, o sindicato que representa os fabricantes de componentes automotivos.
Na TI - fabricante de sistemas de ar condicionado, que emprega aproximadamente 800 funcionários -, os metalúrgicos fizeram uma greve de 24 horas. Já na Schrader, que produz válvulas para pneus, houve uma parada de duas horas na fábrica, segundo o sindicato local.
Como a campanha está sendo intensificada, outras mobilizações de "advertência aos patrões", incluindo paradas de produção, são aguardadas ao longo da semana no Vale do Paraíba e nas regiões controladas por sindicatos filiados à Central Única dos Trabalhadores (CUT), caso do ABC Paulista, de Taubaté e de Sorocaba.
Em São José, os metalúrgicos reivindicam um reajuste salarial de 12,86%. Já na campanha unificada dos metalúrgicos vinculados à CUT, pede-se reajuste de 8%, sendo 5,39% referentes à reposição da inflação e mais 2,5% de aumento real.
Contudo, até agora, as empresas se recusam a conceder aumento real aos trabalhadores - ou seja, superior à inflação. A maior parte das bancadas patronais em São José propõe reajuste de 5%..."

Íntegra disponível em http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/9/12/campanha-salarial-para-fabricas-de-autopecas-em-sp

Nenhum comentário:

Postar um comentário