sexta-feira, 24 de agosto de 2012

No Canadá, dirigentes da CNM/CUT representam o Brasil (Fonte: CNM/CUT)


"A secretária da Mulher da CNM/CUT, Marli Melo falou sobre a estrutura sindical no Brasil durante o encontro de mulheres, que reuniu 187 delegadas canadenses, em Ontário – Canadá.
A dirigente da CNM/CUT também fez uma apresentação sobre a população brasileira e mostrou dados onde, apesar dos avanços, a mulher ainda sofre discriminação no mercado de trabalho, com salários mais baixos se comparados aos dos homens. “O movimento sindical da CUT enfrenta uma luta contínua para diminuir essas diferenças. Nossa reivindicação é pela igualdade de direitos para homens e mulheres”, disse Marli.
As delegadas canadenses acompanharam também uma explicação de como funciona o sistema eleitoral no Brasil, onde o voto é obrigatório. Marli falou sobre a eleição do companheiro Lula, que pela primeira vez na história do país elegeu um representante dos trabalhadores, um metalúrgico para dirigir o país, com dois mandatos.
A secretária da Mulher da CNM/CUT destacou a forma como o movimento sindical apoiou a candidatura de Dilma Roussef, a primeira mulher a assumir o cargo de presidenta do Brasil.
Marli Melo explicou às canadenses sobre a Lei Maria da Penha e a importância desse mecanismo de defesa para as mulheres brasileiras.
Questões Raciais
Sobre esse tema a secretária de Igualdade Racial da CNM/CUT, Christiane dos Santos explicou que a secretaria foi determinação do 8º Congresso da CNM/CUT, ocorrido em 2011.
Christiane falou que, em pouco mais de um ano de criação da secretaria, várias ações foram realizadas no sentido de mobilizar o movimento sindical no sentido de defender direitos iguais sem distinção de raça.
“No Brasil existem várias políticas públicas voltadas às classes menos favorecidas, como as cotas em universidades públicas e privadas. Não pretendemos que seja permanente, mas entendemos que são necessárias por um período para diminuir as desigualdades”, disse Christiane.
“Nós somos muitas, não somos poucas – Organizando a revolução para 2015” Este foi o tema da Conferência de Mulheres do sindicato canadense CAW. Para a diretora do departamento de Mulheres do CAW, Julie White, a participação das dirigentes brasileiras enriqueceu o debate.
Fonte: CNM/CUT"

Extraído de http://www.sindmetau.org.br/site/index.php/sindicatos/14089-no-canada-dirigentes-da-cnmcut-falam-sobre-o-movimento-sindical-no-brasil.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário