sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Néri, da FGV, é o novo presidente do Ipea (Fonte: O Globo)


"Indicação foi de Moreira Franco. Nomeação deve sair segunda-feira
Acadêmico. Néri, cujo livro "A nova classe média" foi elogiado por Dilma
BRASÍLIA O economista Marcelo Néri, da Fundação Getulio Vargas (FGV), foi escolhido ontem para comandar o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea). Segundo fontes do Palácio do Planalto, a nomeação será publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira. Néri foi indicado em julho pelo ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência, Wellington Moreira Franco, para a presidência do instituto, que está subordinado à sua pasta, conforme antecipou o GLOBO.
O nome havia sido encaminhado ao Planalto e aguardava o sinal verde da presidente Dilma Rousseff. Apesar do apoio do ministro da Fazenda, Guido Mantega, havia resistências da ala desenvolvimentista do PT, pelo fato de Néri ser egresso da PUC-Rio. Daí a demora para ser chancelado no cargo. Há uma rixa histórica no meio acadêmico entre os economistas da PUC-Rio, considerados liberais, e os da Unicamp, desenvolvimentistas.
Moreira Franco disse ao GLOBO que Néri tem condições de liderança intelectual:
- E poderá colaborar com o governo nas áreas econômica e social em um aspecto fundamental, que é pensar políticas que permitam manter o padrão de redução das desigualdades e a integração de brasileiros ao mercado consumidor.
Especialista em pobreza e desigualdade, Néri é também um dos maiores estudiosos da nova classe média brasileira. Ele integra o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), o "conselhão", indicado pela Presidência.
Néri é autor dos livros "A nova classe média" - elogiado por Dilma - e "Microcrédito: o mistério nordestino e o Grameen brasileiro" (ambos da Editora FGV). Ele é hoje o economista-chefe do Centro de Políticas Sociais da FGV. PhD em Economia pela Universidade de Princeton, ele já foi diretor de Estudos Sociais do Ipea.
A presidência do Ipea está interinamente com Vanessa Petrelli desde que o economista Marcio Pochmann se afastou, em junho, para concorrer à prefeitura de Campinas..."

Íntegra disponível em https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/8/24/neri-da-fgv-e-o-novo-presidente-do-ipea

Nenhum comentário:

Postar um comentário