sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Construção reduz nível de atividade e número de empregados (Fonte: Valor)


"Pelo segundo mês consecutivo, o nível de atividade e o número de empregados da construção civil apresentaram retração, segundo Sondagem da Indústria da Construção Civil, divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A perspectiva dos empresários para os próximos seis meses continua sendo de melhora, mas o levantamento mostra que o otimismo tem sido menor a cada mês.
A pesquisa da CNI aponta que o indicador de nível de atividade da construção civil passou de 47,7 pontos, em junho, para 48,3 pontos em julho. O índice de número de empregados saiu de 47,8 pontos para 48,2 pontos no mesmo período. O Índice de Sondagem da Indústria da Construção Civil varia de zero a cem pontos e valores abaixo de 50 pontos representam desaquecimento. Em julho do ano passado, o nível de atividade era de 50,1 pontos.
Apesar do ligeiro aumento dos indicadores de junho para julho, Rodrigo Garcia, analista da CNI, destacou que não há sinalização de melhora do nível de atividade do setor, assim como do número de empregados. "O ideal não é fazer uma comparação de um mês para o outro. O indicador continua abaixo dos 50 pontos, o que significa que a atividade continua caindo", explicou o economista. "Pela pesquisa, ainda não há indicativo de melhora."
Segundo Garcia, o nível de atividade em relação ao usual, que considera a produção média esperada pelos empresários para o mês, ficou em 45,5 pontos em julho, o que confirma o indicativo de desaquecimento. Pelo terceiro mês seguido, esse valor fica abaixo dos 50 pontos.
Mesmo com esse cenário, Garcia ressaltou que a percepção dos empresários ainda é positiva para os próximos seis meses. Porém, a cada mês, o otimismo do segmento está sendo reduzido. A expectativa quanto ao nível de atividade atingiu 56,3 pontos em agosto ante 57,9 pontos de julho. Em fevereiro, esse indicador era 62,2 pontos.
Segundo diagnóstico da CNI, todos os indicadores de expectativa (atividade, novos empreendimentos e serviços, compras de insumos e matérias-primas e número de empregados) mantiveram-se acima dos 50 pontos, mas caíram em agosto na comparação com julho.
"A expectativa para os próximos seis meses continua positiva, mas menos disseminada entre os empresários", explicou o analista. No caso do número de empregados, a pesquisa da CNI mostra que a perspectiva do setor para os próximos seis meses saiu de 56,3 pontos em julho para 55,7 pontos em agosto.
A sondagem da CNI mostra também que a utilização da capacidade de operação ficou estagnada em 69% em julho. Nas grandes companhias, o indicador passou de 70% para 71%, de junho para julho. As pequenas empresas operaram com 66% da capacidade em julho, ante 65% em junho. Nas indústrias de construção de médio porte, o indicador variou de 69% para 68% de junho para julho.
A Sondagem da Indústria da Construção Civil foi realizada entre dias 1º e 13 de agosto, com 464 empresas - 168 de pequeno porte, 182 médias e 114 grandes."

Extraído de https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/8/24/construcao-reduz-nivel-de-atividade-e-numero-de-empregados

Nenhum comentário:

Postar um comentário