sexta-feira, 24 de agosto de 2012

País pode sair da desaceleração com emprego quase ileso (Fonte: O Estado de S.Paulo)

"Os dados incompletos da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgados ontem, revelam uma situação no mercado de trabalho menos esplendorosa do que pode parecer à primeira vista. A análise do Itaú-BBA indica que, com ajuste sazonal, a taxa de desemprego nas quatro regiões metropolitanas (as do Rio e de Salvador ficaram de fora, por causa da greve do IBGE) caiu de 5,8% em junho para 5,3% em julho, com ajuste sazonal. É um novo recorde e um nível baixíssimo. Houve sem dúvida uma contribuição da melhora do emprego na indústria, mas essa nova queda do desemprego é reflexo também da menor procura de trabalho, com recuo de 1,2% na população economicamente ativa (PEA) de junho para julho, como nota o relatório do banco.
Já a população ocupada caiu (pelo segundo mês consecutivo), indicando que não foi o aumento do emprego que derrubou a taxa de desemprego. O salário real médio caiu 1% em julho, na comparação dessazonalizada com o mês anterior, em que também houve queda.
Há sinais, portanto, de um início de arrefecimento no aquecido mercado de trabalho brasileiro. Ainda assim, no entanto, não há dúvida de que o desempenho do emprego tem sido excepcional, quando se pensa que a economia está quase estacionada desde o segundo semestre do ano passado. Os números de julho ainda mantêm essa aparente contradição entre atividade e emprego, que vem sendo objeto de intensa análise por muitos economistas brasileiros...."


Íntegra disponível em https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/8/24/pais-pode-sair-da-desaceleracao-com-emprego-quase-ileso

Nenhum comentário:

Postar um comentário