sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Celi Pinto: “país só será conciliado se culpados forem conhecidos” (Fonte: Sul 21)

Celi Pinto entende que é preciso identificar também os locais que funcionaram como centros de tortura no Rio Grande do Sul | Foto: Ramiro Furquim/Sul21
Samir Oliveira
"A historiadora e cientista política Celi Pinto é uma das cinco integrantes da Comissão Estadual da Verdade criada pelo governador Tarso Genro (PT) para auxiliar os trabalhos do grupo nacional instituído pela presidente Dilma Rousseff (PT). Nesta entrevista ao Sul21, a professora e pesquisadora da UFRGS diz que o país só pode ser conciliado quando os agentes do Estado que cometeram crimes durante a ditadura militar forem identificados.
Nesta segunda-feira (20), a comissão gaúcha fará a primeira reunião para definir um plano de trabalho e receber as informações sobre o tipo de apoio e estrutura que receberam do governo para a realização dos trabalhos. Celi Pinto acredita que é possível contar com uma rede de apoiadores da sociedade civil, como pessoas que foram presas e torturadas durante o regime e estão dispostas a colaborar com informações e depoimentos.
Única historiadora da comissão gaúcha, ela projeta que, após a conclusão dos trabalhos, será possível organizar um arquivo público com todas as informações sobre a atuação da ditadura no Rio Grande do Sul. Consciente de que é muito trabalho para pouco tempo e efetivo pessoal, Celi diz que essa é a comissão “possível com as combinações políticas que são feitas para governar o país” e critica a influência de grandes nomes da ditadura, como o senador José Sarney (PMDB-AP), no cenário político atual.
“Queremos organizar um conjunto de materiais que mostre onde, como e quem foi responsável pela tortura, pela censura, pelos sequestros e pelos assassinatos no RS”
Sul 21 – Como vai funcionar a Comissão Estadual da Verdade?
Celi Pinto – O primeiro momento ocorreu com a instauração solene no Palácio Piratini. O segundo é o momento em que receberemos do governo do Estado as informações sobre a estrutura que teremos para agir. Nesta segunda-feira (20) iremos ter essas informações e criar uma rotina de trabalho..."



Nenhum comentário:

Postar um comentário