sexta-feira, 18 de maio de 2012

Redução do desemprego juvenil passa por combinação de formação técnica e teórica, diz diretor da OIT (Fonte: ONU Brasil)

"O Diretor Executivo do Setor de Emprego da Organização lnternacional do Trabalho (OIT), José Manuel Salazar-Xirinachs, defendeu nesta quarta-feira (16/05) que a redução do desemprego juvenil passa pela combinação de formação técnica e teórica pelos jovens. A promoção da capacidade empresarial e o fortalecimento dos serviços também foram citadas como medidas importantes.
Cerca de 75 milhões de jovens estão desempregados hoje no mundo. Salazar-Xirinachs citou exemplos de países como Alemanha, Áustria, Suíça e Dinarmarca, que têm programas bem sucedidos que unem prática com teoria. Ele defende que esse modelo, adaptado a circunstâncias econômicas e culturais diferentes, pode ajudar os jovens a superar a chamada armadilha “trabalho-inexperiência”.
O Diretor Executivo da OIT ressaltou que essas políticas precisam da colaboração de sindicatos, instituições de ensino, empregadores e governo. “Os países enfrentam um desafio claro: investir agora em educação e formação em serviços públicos de emprego ou assumir mais tarde os custos do conflito social e o desperdício de potencial à medida que os jovens decepcionados se encontram cada vez mais excluídos da vida econômica e social”, concluiu o diretor da OIT."

Nenhum comentário:

Postar um comentário