quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

#UTP atrasa salários e demite professores, diz sindicato (Fonte: Gazeta do Povo)

´´Os professores da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) ameaçam entrar em greve na próxima segunda-feira (6), dia marcado para o início do ano letivo. De acordo com Sindicato dos Professores de Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana (Sinpes), os salários dos docentes têm sido pagos com atraso desde setembro do ano passado. A decisão deve ser tomada em assembleia do sindicato nesta quinta-feira (2).
De acordo com Valdyr Perrini, vice-presidente do Sinpes, os 687 professores da instituição tiveram problemas com os vencimentos em dezembro. Alguns ainda não receberam o salário e outros ficaram sem os benefícios referentes ao 13º e às férias. Além disso, mais de 50 profissionais foram demitidos depois da última assembleia realizada em 6 de dezembro de 2011, quando os professores decidiram entrar em greve em fevereiro caso o pagamento dos salários não fosse regularizado.
“Como a UTP está extinguindo alguns cursos, outros professores devem ser demitidos. Caso isso ocorra, de acordo com as leis trabalhistas, seria necessário passar por uma negociação coletiva antes de desencadear esse processo, o que não está ocorrendo”, afirma Perrini.
A UTP, por meio da sua assessoria de imprensa, afirmou que a universidade está passando por um “problema pontual” e que está negociando o caso com o sindicato, mas não quis dar mais detalhes. A assessoria confirmou ainda que, após fazer uma avaliação de mercado, optou por deixar de ofertar alguns cursos, mas garantiu que essa decisão não prejudicará os cerca de 10 mil estudantes da instituição. Nesta quinta-feira (2), a instituição prometeu fazer uma contraproposta aos professores antes da reunião do sindicato que decidirá sobre a greve.´´´

2 comentários:

  1. Bem pontual. Pontualmente todos os meses, desde o INÍCIO do ano passado os salários têm sido atrasados.
    Diversos professores perceberam esses atrasos desde o salário de abril e maio de 2011.

    ResponderExcluir
  2. Á proposta atual da UTP,pasmem,é parcelar em 7(SETE)vezes o salario de janeiro que deveria ter sido pago em meados de 8 de fevereiro!Como trabalhador a humanização do trabalho não existe!! ainda vivemos num época feudal, os senhores do Reino,politicos,Ministerio Público ,empregadores fazem com os trabalhadores o que bem quiserem,não pagam salarios nem beneficios estabelecidos constitucionalmente,e NÃO SÃO PUNIDOS!! |Não tenho FGTS,1/3 de ferias,nem salário e a justiça encoraja professores demitidos a aceitarem acordos irrisórios!!!!!

    ResponderExcluir