quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Câmara dos Deputados: "Briga pelas lideranças" (Fonte: Correio Braziliense)

"Autor(es): » ERICH DECAT
Correio Braziliense - 01/02/2012
Enquanto PDT escolhe líder ligado a Lupi, DEM e PT ainda derrapam na tentativa de encontrar um nome de consenso para comandar as duas bancadas em votações até o fim do ano
Na reta final do recesso parlamentar, integrantes das principais legendas do Congresso intensificaram as reuniões para tentar acordos sobre os líderes partidários. O início das atividades está previsto para amanhã. Mesmo dividido, o PDT conseguiu emplacar o nome de André Figueiredo (CE), nome ligado ao presidente do partido, Carlos Lupi — o ex-ministro do Trabalho defenestrado do cargo sob acusações de irregularidades. Se os pedetistas já ungiram o novo líder, PT e DEM ainda patinam na escolha.
Na tarde de hoje, integrantes da cúpula do PT se reúnem para tentar encontrar uma solução na disputa entre os deputados José Guimarães (CE) e Jilmar Tatto (SP). A possibilidade de ir para voto não é descartada. Até agora, somente o rodízio no posto — um ano para cara — está definido. Tatto tem apoio do ex-presidente da Câmara Arlindo Chinaglia (SP) e de Ricardo Berzoini (SP). Os dois também foram responsáveis pela condução do deputado Marco Maia (PT-RS) à presidência da Câmara no início do ano passado.
Do lado da oposição, o cenário é de completa indefinição na bancada do DEM. Na disputa pela liderança, o deputado Pauderney Avelino (AM) tenta construir maioria para chegar ao posto. No caminho, no entanto, está a sombra da recondução do atual líder, ACM Neto (BA), ou de um nome apoiado pelo baiano. Entre os que se disseram prontos para a briga está o deputado Mendonça Filho (PE).
Eleições municipais
"Não sou candidato a líder e não vou disputar com nenhum colega. Só trato da minha sucessão com a minha bancada", disse Neto ao Correio. Tanto Pauderney quanto Neto são pré-candidatos às eleições municipais de outubro. O primeiro para o Executivo de Manaus e o segundo para o de Salvador. A decisão de quem comandará o partido neste ano deve sair em 8 de fevereiro.
No embate de ontem entre Figueiredo e Paulo Rubem Santiago (PE) pela liderança do PDT, o pernambucano recebeu apenas três votos: o dele e os de Brizola Neto (RJ) e de Paulo Pereira da Silva (SP), descontentes com o comando de Lupi à frente do partido. Figueiredo ficou com 21 votos. Na mira do novo líder do PDT, está a presidência da Comissão do Trabalho da Câmara, comandada hoje pelo PTB. "Existe um pré-acordo. A expectativa é de termos a comissão neste ano", afirmou o novo líder. Dois nomes já circulam dentro do partido para comandar o colegiado: Sebastião Bala Rocha (AP) e Flávia Morais (GO)."

Nenhum comentário:

Postar um comentário