quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Obras da Copa em Manaus continuam com irregularidades (Fonte: MPT-AM)

"MPT realizou nova fiscalização no Aeroporto Internacional de Manaus e no Centro Oficial de Treinamento (COT) do Coroado
Manaus – O Ministério Público do Trabalho no Amazonas (MPT-AM) voltou a encontrar irregularidades nas obras para a Copa do Mundo no Aeroporto Internacional de Manaus e no Centro Oficial de Treinamento (COT) do Coroado. A fiscalização ocorreu na manhã de sexta-feira (31) e teve como objetivo verificar se houve adequação às normas de meio ambiente de trabalho. Apesar da melhoria nas condições dos canteiros, procuradores do Trabalho afirmam que ainda foram detectados problemas. A inspeção foi realizada em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Amazonas (SRTE/AM).
No aeroporto, a equipe formada pelo procurador do Trabalho Jeibson dos Santos Justiniano e por dois auditores fiscais da SRTE/AM notou adequações às normas regulamentadores de segurança do trabalhador no canteiro de obras. Porém, o procurador do Trabalho e os auditores-fiscais ainda constataram irregularidades no trabalho em altura, motivo pela interdição da obra pela Justiça do Trabalho. “Através da avaliação realizada em parceria com a SRTE/AM, foi detectado que houve uma melhora. No entanto, ainda persistem algumas questões pontuais como, por exemplo, a fixação dos andaimes, que ainda precisam ser adequadas. Como a SRTE atua na parte técnica da diligência, é necessário esperar o laudo dos auditores para que haja alguma conclusão”, afirmou o procurador.
Nesta segunda-feira (3), haverá uma audiência na Justiça do Trabalho para apresentação dos resultados e relatórios de fiscalizações.
Centro de Treinamento – O Centro Oficial de Treinamento (COT) do Coroado foi vistoriado pelo procurador do Trabalho Jorsinei Dourado do Nascimento e por outros dois auditores fiscais da SRTE/AM. A inspeção foi direcionada ao trabalho em altura, funcionamento de máquinas e equipamentos elétricos e instalação de equipamentos de segurança.
“De modo geral a obra apresentou uma melhora significativa, mas ainda existem pendências que oferecem riscos aos trabalhadores. Na obra, é possível verificar ainda algumas irregularidades em relação ao risco de queda e de acidentes elétricos e o objetivo do MPT é eliminá-los em sua totalidade”, afirmou Nascimento.
Será encaminhado um relatório ao juiz responsável pelo processo para a adoção das medidas judiciais cabíveis."



Fonte: MPT-AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário