sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Ministro Carlos Alberto destaca avanços do PJe-JT (Fonte: Ascom CSJT)

"O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Carlos Alberto Reis de Paula, destacou nesta quarta-feira (19), os avanços do Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT) para a celeridade processual  e detalhou os problemas enfrentados na implantação do sistema. "Conseguimos superar a maioria das dificuldades com o PJe-JT. Criamos muita confiança no que estamos fazendo", afirmou.  Carlos Alberto participou da reunião ordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), na sede do TST. Ele vai se aposentar no próximo dia 26.
O ministro agradeceu aos presidentes dos TRTs por terem cedido magistrados e servidores que atuaram na administração do TST. Destacou principalmente o trabalho desenvolvido pelos juízes auxiliares da presidência José Hortêncio Ribeiro Júnior, Ricardo Antônio Mohallem e Saulo Fontes, que tiveram participação importante em projetos como a implantação do PJe-JT, o combate ao trabalho infantil, Trabalho Seguro, Campanha dos 70 anos da CLT, entre outros.
Durante o encontro, o presidente do TST e do CSJT entregou o Relatório de Atividades de 2013 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho ao coordenador do Coleprecor, desembargador Ilson Alves Pequeno Júnior. O desembargador afirmou que durante a gestão do ministro Carlos Alberto as portas sempre estiveram abertas para juízes e desembargadores. "O presidente percorreu vários estados e deixou sua marca na Justiça do trabalho com muito carisma".
Em seguida, o vice-presidente eleito para a nova gestão do TST, ministro Ives Gandra, fez um relato da sua atuação como corregedor-geral da Justiça do Trabalho. Ele visitou os 24 TRTs durante o período em que ocupou a função. Apresentou um relatório com os principais destaques do seu mandato e a memória dos 60 anos da Corregedoria-Geral . "Conheci a realidade dos tribunais e fiz um retrato geral da Justiça do Trabalho. Fiquei muito bem impressionado em alguns aspectos e preocupado com outros", afirmou.
Finalizando o primeiro dia da reunião do Coleprecor, os conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Maria Cristina Peduzzi e o juiz Rubens Curado, falaram sobre a Resolução nº 184 do CNJ, que dispõe sobre os critérios para a criação de cargos e unidades do Judiciário. A resolução, que entrou em vigor no último dia 9, criou o IPC-Jus (Índice de Produtividade Comparada da Justiça), divulgado no relatório Justiça em Números, produzido anualmente pelo CNJ. Trata-se do principal critério na nova metodologia de análise dos anteprojetos de lei elaborados pelos tribunais para criar cargos, funções ou unidades judiciais.  Segundo a ministra, o objetivo do CNJ é estimular a produtividade dos Tribunais."
 
Fonte: Ascom CSJT

Nenhum comentário:

Postar um comentário