segunda-feira, 4 de março de 2013

Renda fica estagnada (Fonte: Correio Braziliense)


"O PIB per capita brasileiro está na rabeira dos 17 países observados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ocupa o 14º lugar, com renda de US$ 12,1 mil por habitante. O resultado da economia, que alcançou PIB de 0,9% em 2012, foi semelhante ao de países que se consideram ainda em crise e inferior a de outras nações da América Latina. O país ficou abaixo do México, Chile, África do Sul e Coréia do Sul, por exemplo.
O ritmo irregular do crescimento brasileiro e problemas estruturais, como baixo nível de escolaridade e infraestrutura deficitária, podem comprometer o objetivo da presidente Dilma Rousseff de transformar o país em uma economia de classe média. Com a inflação corroendo a renda dos trabalhadores, o fraco desempenho do PIB e o reduzido nível de investimentos, a geração de empregos começa a ser afetada, assim como a capacidade de maior crescimento nos próximos anos. 
No rankng de países observados pelo IBGE, o melhor desempenho do ano passado foi o da China (7,8%), o segundo lugar ficou com a Índia (5%). Os Estados Unidos, ainda tentando sair da crise que eliminou milhares de postos de trabalho, avançou 2,2%, mais que o dobro do resultado obtido pelo Brasil. O México, que enfrenta uma guerra contra o narcotráfico, cresceu 3,9% e se tornou o “novo queridinho” do mundo, atraindo cada vez mais investimentos estrangeiros. 
Segundo José Matias-Pereira, professor da Universidade de Brasília (UnB), o Brasil precisa mudar o modelo econômico para conseguir competir com esses países. “Nosso modelo está no limite, precisa mudar. O problema é que o resultado de decisões tomadas hoje, demorará anos para se consolidar”, disse."

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário