segunda-feira, 4 de março de 2013

Líderes do regime militar argentino serão julados por Operação Condor (Fonte: Carta Capital)


"BUENOS AIRES (AFP) – O ex-ditador argentino Jorge Videla e outros líderes do regime militar (1976-1983) serão julgados, a partir da próxima terça-feira 5, por sua participação no “Plano Condor”, que coordenou a repressão das ditaduras sul-americanas nos anos 70 e 80.
“Entre os 25 imputados pelo Plano Condor estão Jorge Videla, Reynaldo Bignone e Luciano Benjamín Menéndez. O julgamento oral começará no dia 5 de março”, confirmou o site do Centro de Informação Judicial (CIJ).
A acusação tem por objetivo estabelecer responsabilidades pela colaboração com as ditaduras de Brasil, Chile, Bolívia, Uruguai, Peru e Paraguai que levou a centenas de prisões, torturas e desaparecimentos.
Videla, 87 anos, já foi condenado a duas penas de prisão perpétua e a uma de 50 anos, ao passo que Bignone, 85 anos, último ditador antes da transição democrática, tem uma condenação perpétua, outra de 25 anos e uma terceira de 15 anos, por graves violações aos direitos humanos.
No banco dos réus se sentará também o ex-general Luciano Benjamín Menéndez, 85 anos, que acumula sete sentenças de prisão perpétua por torturas, homicídios e desaparecimentos.
No caso do Plano Condor, há um ano a Argentina pediu, sem sucesso, a extradição do ex-ditador peruano Francisco Morales Bermúdez (1975-1980)."

Fonte: Carta Capital

Nenhum comentário:

Postar um comentário