segunda-feira, 4 de março de 2013

Governo e teles negociam espaço para 4G (Fonte: Valor)


"O governo brasileiro continua decidido a cobrar uma contrapartida das operadoras que passarem a usar a faixa de 700 megahertz (MHz), atualmente ocupada pela TV aberta. A proposta governamental é que essa faixa seja destinada aos serviços móveis de quarta geração (4G), para melhorar o acesso à internet em banda larga.
O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações, João Rezende, disse que, como se trata de uma faixa de frequência importante, as teles terão que oferecer alguma compensação aos radiodifusores.
A faixa está livre em cerca de 4,9 mil municípios. "Mas em cerca de 600 cidades de maior porte teremos de remanejar os canais que vão do 52 ao 69", afirmou Rezende.
A expectativa do governo é que as teles invistam em "backbones" (rede principal para transporte de dados) de longa distância e em redes de alta capacidade em regiões metropolitanas. "A União pretende usar a faixa de 700 MHz como moeda de troca para melhorar tanto a cobertura de dados quanto acelerar a digitalização da TV aberta. Quem vai bancar essa migração é quem quer ocupar a faixa", afirmou o presidente da Anatel.
Segundo Rezende, o governo já admite a possibilidade de trocar a arrecadação financeira do leilão de 700 MHz por investimento em infraestrutura. Mas ainda é preciso saber qual valor será reservado à migração para a TV digital. "Queremos avançar um pouco mais na cobertura que está sendo feita em 2,5 G, chegando inclusive às estradas federais, com a instalação de pontos para captação do sinal", disse..."

Fonte: Valor

Nenhum comentário:

Postar um comentário