segunda-feira, 4 de março de 2013

Eólicas registram o melhor ano da história (Fonte: Valor)


"Em anos que chove pouco, venta muito. E vice-versa. Essa regra confirmou-se em 2012, quando a geração de energia pelos parques eólicos atingiu os mais altos índices registrados até hoje no Brasil. A falta de chuvas, ao contrário, reduziu a vazão dos rios e prejudicou as hidrelétricas, que geraram menos energia que o normal. A situação dos reservatórios tornou-se tão crítica que ressuscitou o fantasma do racionamento.
Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), os parques mais modernos, que começaram a ser construídos a partir de 2009, produziram em torno de 50% de sua capacidade instalada em 2012, sobretudo devido aos ventos excelentes no segundo semestre. Para a indústria eólica mundial, um índice entre 40% e 45% já seria considerado um ótimo desempenho.
A Abeeólica ainda não concluiu o levantamento sobre a geração de todas as fazendas em 2012, mas os números preliminares indicam que a geração eólica alcançou um fator de capacidade recorde. "Foi o melhor ano da história", afirma Elbia Melo, presidente executiva da entidade do setor.
Alguns parques chegaram a produzir até mesmo mais do que 50% da potência instalada. De acordo com a entidade, uma fazenda no Ceará, por exemplo, alcançou o fator de capacidada de 56% no ano passado..."

Fonte: Valor

Nenhum comentário:

Postar um comentário