quinta-feira, 18 de julho de 2013

Trabalhadores/as do sistema Eletrobras continuam na luta por Acordo Coletivo Justo (Fonte: Blog Furnas Diario)

"Os trabalhadores continuam fortemente mobilizados em todas as empresas que compõem o Sistema Eletrobras . A disposição de luta tem marcado esses dois primeiros dias de greve, pois existe um sentimento de revolta de toda a categoria com o descaso nas negociações do ACT. É preciso lembrar que já são três meses de negociação, e o máximo que a direção da Eletrobras apresentou foi uma proposta rebaixada e que traz retrocessos, que não condiz com a importância dos eletricitários para o país.
Nesta quarta-feira, dia 17, será realizada reunião com o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para discutir o impasse em que se encontra a negociação do ACT 2013/2014. A Federação Nacional dos Urbanitários estará presente, juntamente com um representante da CUT Nacional e dirigentes da Fenatema. Será a oportunidade de colocar todas as reivindicações da categoria e cobrar do Governo uma posição, já que ele tem responsabilidade direta sobre o setor elétrico, especialmente nas mudanças resultantes da MP 579 . Ao final da audiência será divulgando o seu resultado para todo o CNE , para que possa ser utilizado nas assembleias de quintafeira, dia 18, e assim traçar novos rumos para a greve.
Os companheiros do setor operacional estão firmes na luta, participando ativamente do movimento grevista e estão dispostos a contribuirem ainda mais. Nesse sentido, a reunião com o Ministro Lobão será fundamental, pois dependendo dos resultados alcançados, será muito importante a contribuição de cada operador para intensificar as ações nas empresas.
O CNE , a FNU e os Sindicatos não irão aceitar que se retirem direitos dos trabalhadores. A presidente Dilma não foi eleita com essa plataforma, pelo contrário, durante a campanha foi assumido o compromisso de continuar as políticas do Governo Lula, onde a categoria conquistou seus melhores acordos coletivos, e cada trabalhador era valorizado e as empresas fortalecidas. O movimento sindical cutista no setor elétrico foi vanguarda na luta contra a CCE-09, portanto, não admitirá que um governo eleito com a sua ajuda proponha o retrocesso. A defesa é por direitos iguais para todos os trabalhadores, sem distinção, seja ele novo no Sistema Eletrobras ou não.
O CNE e a FNU tem recebido apoio de importantes parlamentares nessa luta por um ACT justo, como o deputado federal Paulão (PT-AL) e a deputada federal, Érica Kokay (PT-DF). Que estão tendo o compromisso de defender a valorização da categoria, em um momento onde muitos interlocutores junto ao Governo Dilma preferem se esquivar desse debate.
A mobilização em todas as empresas da Holding deve continuar forte nesta quarta-feira, dia 17. A greve tem tido grande repercussão na mídia, inclusive nos grandes veículos de comunicação. Portanto, o momento é de aumentar a pressão e conquistar um ACT que dignifique a categoria."

Nenhum comentário:

Postar um comentário