sexta-feira, 19 de julho de 2013

Eletricitários destravam negociações após audiência com Lobão (Fonte: @UrbanitariosDF)

"Os trabalhadores do setor eletricitário retomam nesta sexta-feira (19) as negociações com o Grupo Eletrobrás, em rodada na sede da empresa, no Rio de Janeiro. Os sindicalistas avaliam que a retomada das conversas é fruto da reunião realizada na tarde de ontem, em Brasília, entre os dirigentes da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. O encontro foi agendado pelo gabinete da deputada Erika Kokay (PT-DF), que esteve presente durante a reunião.
“O apoio dela foi fundamental para obtermos essa audiência. Nós inclusive reconhecemos isso numa nota divulgada ontem pela Federação”, destaca Rivaldo Gomes Alcantara, o Boréu, diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Urbanitária do Distrito Federal (STIU-DF).
Além de Erika Kokay, o documento divulgado pela FNU nesta quarta cita também o deputado Paulão (PT-AL). “O CNE e a FNU tem recebido apoio de importantes parlamentares nessa luta por um ACT justo, como o deputado federal Paulão (PT-AL) e a deputada federal, Erika Kokay (PT-DF). Que estão tendo o compromisso de defender a valorização da categoria, em um momento onde muitos interlocutores junto ao Governo Dilma preferem se esquivar desse debate”, diz a nota.
Em campanha salarial há mais de três meses, os eletricitários estavam com as negociações travadas com o grupo Eletrobrás. A holding, formada por 14 empresas dos setores de geração e distribuição de energia, emprega hoje cerca de 27 mil funcionários. “A situação estava caminhando para o dissídio coletivo, que nós não desejamos de forma alguma. Especialmente nesse momento, de extrema gravidade, vivido pelo setor elétrico. Para se ter uma ideia, a Eletrobrás implementou um PDV (Programa de Demissão Voluntária) que já foi aceito por cerca de 5 mil trabalhadores”, detalha Boréu."

Nenhum comentário:

Postar um comentário