segunda-feira, 22 de abril de 2013

Nova liminar obriga Santander a reintegrar demitidos na Bahia (Fonte: Contraf)

"O Sindicato dos Bancários da Bahia garantiu mais uma importante vitória na Justiça. Nesta quinta-feira (18), o juiz titular da 3ª Vara do Trabalho de Salvador, André Luiz Amaral Amorim, concedeu liminar obrigando o Santander a reintegrar os demitidos sem justa causa, desde o dia 22 de novembro de 2012.
Pela liminar, a readmissão tem de acontecer imediatamente após a organização financeira ser notificada. Em caso de descumprimento, cabe multa diária no valor de R$ 10 mil por dia, a ser revertida em proveito de cada demitido. 
Desde o início das demissões em massa, o Sindicato não mediu esforços para que a decisão irresponsável do banco fosse revertida, inclusive denunciou o caso ao Ministério Público do Trabalho e promoveu diversas manifestações contra as dispensas. 
Até o MPT ingressou com uma ação civil pública contra o banco espanhol em Brasília, após mediações com a Contraf-CUT e entidades sindicais. Levantamento do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), a partir de dados do Caged, comprova a dispensa coletiva. Em dezembro de 2012, o banco demitiu sem justa causa 1.153 funcionários em todo o país, 31 só na Bahia.
Contramão
A empresa demite e não contrata, sobrecarregando os bancários que estão nas agências e indo na contramão do desenvolvimento do Brasil, que gera empregos e aumenta a renda. 
Enquanto a taxa de rotatividade no setor bancário ficou em 7,6% entre janeiro e novembro de 2012, no Santander o índice chegou a 11% no mesmo período. Agora, é ampliar a luta para que a decisão da Justiça seja irreversível."

Fonte: Contraf

Nenhum comentário:

Postar um comentário