segunda-feira, 22 de abril de 2013

Federação Internacional denuncia violações trabalhistas na Prosegur (Fonte: UNI)

"A Federação sindical UNI Global Union, que representa 900 sindicatos em todo o mundo, denunciou ao Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos – Rio 2016, graves violações dos direitos humanos e da legislação trabalhista na empresa de segurança Prosegur. A empresa concorre a contratos milionários para a prestação de serviços de segurança durante os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.
A Prosegur é uma das líderes mundiais do setor de segurança e a maior empresa de segurança privada do Brasil. “Em vários países da América Latina, a Prosegur está comprometida a acabar com os sindicatos que representam seus funcionários”, alerta a Chefe de Departamento da UNI, Alice Dale. “A Prosegur violou os padrões internacionais de direitos humanos de seus funcionários, como também a legislação nacional e os compromissos de responsabilidade social empresarial”.
O dossiê, intitulado “Violações de Direitos Humanos na Cadeia Produtiva: um estudo da Prosegur na América do Sul”, apresenta exemplos de casos em que a empresa foi condenada por violações aos direitos humanos e à legislação trabalhista. “Na Colômbia, por exemplo, a Prosegur violou sistematicamente a legislação trabalhista”, comenta Alice.
A UNI Global Union está sediada na Suíça e, no Brasil, tem entre seus filiados a CNTV-CUT, que representa mais de 600 mil agentes de segurança. A Federação enviou Alice Dale com o objetivo de entregar o dossiê às autoridades responsáveis pela organização dos grandes eventos esportivos. “Estamos alertando a sociedade brasileira sobre as sistemáticas violações à legislação, praticadas pela Prosegur no Brasil e em outros países da América do Sul”, disse Alice.
No Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, a delegação da UNI foi recebida pelo Diretor de Relações Institucionais dos Jogos Olímpicos, Agemar Sanctos, que recebeu o dossiê e comentou: “Os Direitos Humanos e as convenções internacionais da Organização Internacional do Trabalho precisam ser respeitados pelas empresas que vão trabalhar conosco. Não queremos problemas como esse durante os Jogos Olímpicos”.
A delegação da UNI também entregará o dossiê ao Ministério da Justiça, ao Ministério dos Esportes e à Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados."

Fonte: UNI

Nenhum comentário:

Postar um comentário