quarta-feira, 3 de abril de 2013

Construção civil se torna principal opção para trabalhador (Fonte: Valor Econômico)

"No bairro Nova York, um dos mais sofisticados de Araçatuba, um prédio residencial de 28 andares está sendo construído por uma equipe de 120 trabalhadores da construção civil. No meio deles, com 40 anos, o ex-cortador de cana Márcio Giovani da Rocha conta que não sente saudades do ofício que ocupou longas horas de sua vida durante oito safras consecutivas, dos 14 anos aos 22 anos.
Ele esclarece que o motivo que o fez largar a dura profissão e entrar na construção civil não foi a chegada das máquinas de colher, mas as condições degradantes que ainda rondavam a profissão, 15 anos atrás. "O trabalho começava às 5 da manhã e ia até às 4 da tarde. Era muito comum chegar em casa às 10 horas da noite. O ônibus, que nos levava até a estrada, vivia quebrado e a gente ficava parado na estrada", lembra.
Atualmente, as condições de dos cortadores de cana obedecem à rígida legislação trabalhista, mas, ainda assim, Rocha não se ressente de ficar na construção civil, mesmo com um salário menor.
Esse setor sempre foi a profissão alternativa para os trabalhadores braçais, por exigir uma menor qualificação. Particularmente durante os últimos cinco anos, o dinamismo desse setor ajudou a enxugar o contingente de cortadores que saiu da profissão..."

Íntegra: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário