quarta-feira, 3 de abril de 2013

Aneel determina pente-fino em subestações de energia (Fonte: Valor Econômico)

"A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou ontem que as concessionárias do setor promovam uma avaliação dos sistemas de proteção das subestações de energia que pertencem à rede básica de transmissão.
O trabalho, em caráter extraordinário, prevê também a identificação de aprimoramentos técnicos nas instalações. Essa inspeção deve ser feita no prazo máximo de 18 meses nas 124 subestações consideradas prioritárias, e em 24 meses nas demais.
O voto do diretor-relator, Julião Coelho, informa que a medida foi tomada "em função de recentes perturbações com repercussão sistêmica envolvendo falhas em sistemas de proteção". Todas as empresas responsáveis por instalações ligadas à rede básica -transmissoras, distribuidoras, geradoras e consumidores livres - devem participar das avaliações, que serão coordenadas pela concessionárias de transmissão. Essas concessionárias terão 30 dias para encaminhar à área de fiscalização da Aneel o cronograma de avaliação.
As transmissoras deverão também enviar, em até 30 dias após a conclusão do "trabalho de campo" realizado em cada subestação, o relatório de avaliação e o plano de ação com definição do prazo para correção das falhas identificadas.
A operação ocorrerá paralelamente às medidas dotadas pelo governo no âmbito do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico. Desde o ano passado, o colegiado determinou que fosse realizada uma "operação pente-fino" para identificar as eventuais falhas no sistema de transmissão que provocaram a sequência de apagões registrada no fim de 2012..."

Íntegra: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário