terça-feira, 9 de abril de 2013

Aneel tenta evitar críticas de intervencionismo (Fonte: O Estado de S.Paulo)

"A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu fazer estudos de impacto antes de tomar medidas que possam causar transtornos para o consumidor ou para as companhias. O objetivo é evitar as críticas de intervencionismo estatal e minimizar prejuízos, como o ocorrido com os papéis do setor elétrico na BMF&Bovespa desde que o governo antecipou a renovação dos contratos no ano passado. A intenção era assegurar um desconto na conta de luz para as famílias e indústria, mas o mercado desconfiou dos cálculos.
Tecnicamente, a Aneel comprometeu-se ontem a realizar uma Análise de Impacto Regulatório (AIR) para todas as mudanças de normas do setor. Assim, empresários e consumidores saberão com antecedência o que vai acontecer na prática após a adoção de um regulamento específico.
Há três semanas, os papéis da Cemig caíram mais de 10% por causa de uma mudança na base de remuneração pela agência. A queda arrastou ações de outras elétricas na bolsa.
Essas AIR, que serão sempre submetidas a consultas públicas, abordarão a necessidade e as consequências dos atos normativos. O objetivo é verificar se os benefícios das medidas propostas para o setor elétrico de fato superam os custos estimados para a sua aplicação. Desta forma, a Aneel precisará definir se as alternativas avaliadas de fato são as mais benéficas para a sociedade..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário