segunda-feira, 18 de março de 2013

Liquidação de janeiro terá análise detalhada da Aneel (Fonte: Valor)



"O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Edvaldo Santana explicou que a autarquia suspendeu a liquidação de janeiro do mercado de energia de curto prazo e abriu uma audiência pública para ter tempo de analisar o assunto com a devida atenção. Segundo ele, existe algo "estranho" que precisa ser avaliado.
A liquidação de janeiro, cujo resultado sairia na última quarta-feira, iria gerar perda de R$ 567,8 milhões à Eletrobras, por meio de Itaipu e do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia (Proinfa). A estatal ficou exposta, na condição de devedora da liquidação, por não ter feito sazonalização (alocação) atípica em janeiro e recorreu à agência.
Segundo Santana, em janeiro de 2008, quando o regime de chuvas foi ruim e o preço de curto prazo de energia chegou a bater o teto, na faixa de R$ 570/MWh, o volume de energia alocada naquele mês foi 11% acima do registrado no mês anterior. Na liquidação de janeiro deste ano, em que o preço de curto prazo ficou abaixo desse valor, mesmo tendo sido elevado, a alocação de energia, feita a posteriori, foi 30% superior a de dezembro de 2012..."

Integra disponível em Valor

Nenhum comentário:

Postar um comentário