segunda-feira, 18 de março de 2013

Argentina suspende demissões na Vale (Fonte: O Estado de São Paulo)


"Governo obriga mineradora a fazer acordo com os 5 mil empregados até 11 de abril
A mineradora brasileira Vale está proibida de demitir qual­quer operário envolvido com o projeto Potássio Rio Colora­do até 11 de abril, conforme anúncio do ministro do Traba­lho da Argentina, Carlos To­mada. Ele determinou uma medida de conciliação pela qual a empresa é obrigada a fe­char um acordo sobre a situa­ção trabalhista de mais de 5 mil empregados no prazo esti­pulado pelo governo.
"Se aVale não acatar a concilia­ção, haverá multas de acordo com a quantidade de trabalhado­res não só contratados pela Vale, como os que estão subcontratados pelas empresas", avisou To­mada. Ele ressaltou que as em­presas contratadas pela Vale "têm o direito de cobrar indeni­zação por todo prejuízo provoca­do pelo abandono do projeto e em caso de não acatamento da medida de conciliação".
O ministro de Planejamento, Julio De Vido, disse que "a Vale não pode demitir os emprega­dos assim de qualquer jeito co­mo está fazendo por meio de tele- gramas e sem um plano de desinvestimento porque está provo­cando um problema social na Argentina". Ele participou ontem de entrevista à imprensa com o vice-ministro de Economia, Axel Kicillof, e os governadores das Províncias de Mendoza, Francisco Pérez, de Neuquén, Jorge Sapag, e de Rio Negro, Al­berto Weretilneck..."

Íntegra disponível em O Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário