quinta-feira, 22 de novembro de 2012

MTE reforça apoio às empresas recuperadas (Fonte: MTE)

"Brasília, 21/11/2012 – O secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) do Ministério do Trabalho e Emprego, Roberto Marinho, participa hoje e amanhã, em São Bernardo do Campo (SP), do 3º Congresso Nacional da Unisol Brasil, que debaterá o Desenvolvimento Sustentável da Economia Solidária Brasileira.  Na abertura do evento, o secretário enfatizará o apoio do MTE às empresas que estavam em processo falimentar, mas que foram recuperadas graças ao regime de autogestão de trabalhadores. 
 A parceria da Senaes com a Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Brasil (Unisol Brasil) assegura assistência técnica e organizativa às empresas recuperadas do processo falimentar que passaram a ser geridas pelos empregados. A iniciativa possibilita o apoio a 23 empreendimentos de empresas recuperadas em sete estados brasileiros. Ao todo, são 2.252 trabalhadores envolvidos.
Fundada em 2005, a Unisol Brasil está representada nas 27 unidades da Federação e contempla, atualmente, um total de dez áreas setoriais: metalurgia e polímeros; alimentação; construção civil e habitação; confecção e têxtil; cooperativas sociais; reciclagem; artesanato; agricultura familiar; apicultura; e fruticultura.  
Intercooperação – O objetivo da entidade é viabilizar e consolidar as atividades produtivas das experiências em andamento e, consequentemente, manter os postos de trabalho e melhorar as condições de vida dos trabalhadores e seus familiares. A atividade consiste em organizar, representar e articular cooperativas, associações e outros micro e pequenos empreendimentos com a promoção de intercooperação, igualdade social e econômica, dignidade humana e desenvolvimento sustentável.
O congresso da Unisol Brasil reunirá representantes de 750 projetos solidários de todo o país e discutirá também a importância da inovação e o fortalecimento de novas atividades, como a do turismo, na economia solidária."
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário