quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Vale inicia demissões (Fonte: Correio Braziliense)


"O cenário econômico desfavorável que derrubou os preços do minério de ferro e os lucros das mineradoras está provocando demissões na Vale, criando um exército de cerca de mil trabalhadores desocupados. Somente em Minas Gerais, a empresa está demitindo 25 pessoas e os desocupados estão em processo de realocação após a atividade nas unidades em que trabalham terem sido suspensas, afirmou o presidente do Sindicato Metabase, de Belo Horizonte, Sebastião Alves de Oliveira, que representa cerca de 8 mil trabalhadores lotados nas cidades de Nova Lima, Itabirito, Sabará, Santa Luzia, Raposos e Rio Acima.
Segundo Oliveira, as demissões envolvem analistas e engenheiros e são justificadas pela suspensão de projetos da companhia. "É bastante coisa 25 empregos, mas, pelo tamanho do nosso problema, é menos mau", ponderou.
De acordo com o representante dos trabalhadores, a postura da empresa diante do atual cenário de crise é bem mais positiva do que a adotada durante a crise financeira de 2008, que levou à demissão de centenas de pessoas.
Procurada, a Vale disse que o número de contratações neste ano equivale a mais que o dobro do de funcionários desligados. De janeiro a outubro, foram 5,8 mil contratações, informou a empresa, que possui 68 mil empregados no Brasil. A Vale informou também que a rotatividade de funcionário é de 4,5% ao ano. A empresa não comentou imediatamente sobre o número de funcionários que estão em processo de realocação para outras unidades. "Estamos sabendo de 900 a 1,1 mil pessoas que estão se movimentando nesse sentido", calculou Oliveira, o presidente do Sindicato Metabase de Belo Horizonte. A mineradora disse anteriormente que está realocando funcionários de projetos suspensos e de unidades desativadas."

Extraído de https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/10/31/vale-inicia-demissoes

Nenhum comentário:

Postar um comentário