quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Sales assume INSS (Fonte: Correio Braziliense)


"Foi uma posse diferente. O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, nem esperou que seu chefe de gabinete, Lindolfo Neto de Oliveira Sales, esquentasse a cadeira como novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Já na cerimônia de posse, Alves cobrou eficiência da autarquia no atendimento ao público. "Não vai haver retrocesso. Não pode haver qualquer tipo de transigência em relação ao tempo médio de espera no INSS", disse.
O ministro se referia aos dias em que o segurado aguarda para conseguir ser atendido em alguma agência do instituto depois do agendamento feito por telefone. O tempo médio de espera no Brasil está hoje em 17 dias, o que é considerado razoável. Em algumas regiões do país, no entanto, pode facilmente ultrapassar os 100 dias por uma perícia médica.
Essa é a situação de diversos municípios de estados nas regiões Norte, Sul e Sudeste. E a principal causa é o deficit no quadro de pessoal, sobretudo de médicos peritos. A contratação de profissionais, feita por meio de concurso público, sofre restrições orçamentárias por parte do Ministério do Planejamento. Para driblar a situação, o INSS tem feito remanejamento temporário de trabalhadores, o que apenas ameniza o problema. Diariamente, cerca de 250 mil segurados procuram as agências do INSS. Por mês, o número chega a 5 milhões de pessoas.
Abacaxi
"Sua tarefa é muito áspera. É um abacaxizinho. Só não é maior que o meu. Mas você não vai descascar esse abacaxi sozinho", disse o ministro a Lindolfo Sales. Alves se comprometeu a participar das reuniões com os cinco superintendentes regionais do órgão para ouvir as demandas e estabelecer as prioridades. O novo presidente do INSS garantiu que irá pessoalmente a cada superintendência para traçar as diretrizes na formulação do Plano de Ação de 2013, que contará com a sugestão dos mais de 1,4 mil gerentes.
Segundo Garibaldi Alves, a sociedade anseia não apenas maior agilidade no atendimento, mas aprofundamento da reforma do sistema, que vem deixando a desejar. "A Previdência precisa encarar o grave problema da sua sustentabilidade", observou. De acordo com o ministro, um dos graves problemas é o sistema de pensões, cuja despesa anual já ultrapassa os R$ 60 bilhões só no INSS. "Como um segurado que contribuiu uma única vez pelo teto pode deixar a mesma pensão que outro, que pagou a Previdência a vida toda?", questionou. Para o ministro, essa situação, além de injusta, é inadmissível. Ele prometeu lutar pela reforma. "É um compromisso que reitero. Não falo pelo governo, mas pela Previdência Social", observou."

Extraído de https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/10/31/sales-assume-inss

Nenhum comentário:

Postar um comentário