segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Sindicato sedia debate da Anapar sobre economia (Fonte: Sindicato dos Bancários e Financiários)


"São Paulo – A Anapar promove no dia 23 na sede do Sindicato um debate sobre as perspectivas dos fundos de pensão no novo cenário econômico brasileiro mundial. O encontro é voltado para os dirigentes eleitos para conselhos deliberativos e fiscais e também para os participantes de todos os fundos de previdência complementar.
O cenário para os fundos de pensão brasileiros é desafiador. Do lado dos investimentos, a permanência da taxa Selic em novo patamar, a queda na rentabilidade dos ativos de renda fixa, a crise mundial e a volatilidade dos investimentos em ações, o aumento dos investimentos em infraestrutura, investimentos imobiliários e em títulos privados de renda fixa apontam para um novo cenário para as aplicações dos fundos.
Do lado do passivo previdenciário, a redução das taxas de juros atuariais e o aumento da longevidade mostram que é preciso uma gestão criteriosa do passivo dos planos e melhor casamento entre a rentabilidade dos ativos e a projeção do fluxo de pagamento dos benefícios. O objetivo dos gestores e dirigentes eleitos deve ser sempre buscar a melhor rentabilidade para não onerar participantes e patrocinadores com contribuições maiores ou cobertura de déficits..."


Nenhum comentário:

Postar um comentário