segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Decisão do STJ reacende disputa bilionária do Banco Econômico (Fonte: O Globo)


"-BRASÍLIA- Um imbróglio jurídico envolvendo o Banco Econômico pode significar uma perda de bilhões para os cofres públicos. Desde os anos 90, o Banco Central, que mantém o Econômico sob intervenção desde 1995, vem brigando contra decisão judicial da 4ª Vara Cível da Bahia, que transformou um débito de R$ 500 milhões que a construtora Concic Engenharia tinha com o Banco Econômico em crédito devido pelo banco à empresa de mais de R$ 1 bilhão.
Na última terça-feira, foi publicada, no Diário Oficial da União, uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que libera o questionamento da primeira decisão e reacende essa disputa bilionária sobre o espólio do Banco Econômico. A 4ª Turma do STJ anulou decisão tomada anteriormente pela ministra Maria Isabel Gallotti em favor da Concic, a pedido da própria ministra. Ela reconheceu que havia irregularidades na tramitação do processo no Tribunal de Justiça da Bahia, que invalidou centenas de contratos de empréstimos contraídos pela Concic junto ao Econômico por 14 anos.
Para o STJ, o banco Econômico e o Banco Central, como partes interessadas, deveriam ter sido intimados no processo que anulou os contratos iniciado logo após a intervenção extrajudicial com tempo hábil para se manifestar, o que só agora deverá ocorrer, mesmo depois de o caso ter transitado em julgado.
Com a decisão do STJ, o advogado da massa falida do Banco Econômico, Celso Castro, entende que a discussão retorna à "estaca zero", ou seja, não havendo mais um "crédito monstruoso" a ser pago para a Concic pela massa falida..."´


Nenhum comentário:

Postar um comentário