segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Em plebiscito, islandeses aprovam nova Constituição e mais controle do Estado (Fonte: Brasil Atual)


"São Paulo - Com dois terços dos votos apurados, 66% dos islandeses aprovou, em plebiscito, uma profunda reforma constitucional. A população do país defendeu a adoção de uma nova Carta Magna redigida por um comitê de parlamentares. A votação foi realizada neste sábado (20/10). A votação é apenas uma consulta popular, pois ainda precisa da aprovação do Congresso para se transformar em lei.
O plebiscito perguntava aos islandeses que respondessem “sim” ou “não” para seis perguntas. Além de aprovarem o projeto constitucional proposto pelo comitê, os islandeses também optaram, com 80% de apoio popular, por um maior controle do Estado na economia nacional, em especial sobre os recursos naturais do país. Agora, matérias-primas de atividades como a pesca e a energia geotérmica passam a ser considerados “propriedade nacional”, e multinacionais terão de pagar mais para usufruir da exploração desses recursos..."

Íntegra disponível em http://www.redebrasilatual.com.br/temas/internacional/2012/10/em-plebiscito-islandese-aprova-nova-constituicao-e-mas-controle-do-estado?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário